O papel transformador do gestor de pessoas

Sabemos que o mundo está sempre se modificando, modernizando-se a cada segundo, influenciando nossas vidas pessoais e profissionais. Desta forma, para discutir este assunto, trago o artigo de Cássia Maria dos Santos, apresentado no Portal Administradores, ela é MBA em Gestão de Pessoas e formada em Pedagogia.

DICA DE MATERIAL: Ebook Gestão de Pessoas de Antônio Lima Ribeiro - Cada vez mais a área de Gestão de Recursos Humanos ganha importância dentro das organizações. Porém, lidar com pessoas envolve grande responsabilidade e, portanto, requer um enorme preparo. Por isso, combinando teoria e estudos de caso, este livro analisa em profundidade a gestão do fator humano no dia a dia das empresas e mostra como é possível gerir funcionários de uma forma mais dinâmica e menos burocrática. O texto apresenta as transformações pelas quais vem passando a área de Recursos Humanos, trazendo avaliações de cenário e abordando temas específicos como seleção de pessoal, técnicas motivacionais, avaliação de desempenho e legislação trabalhista. Além de temas importantes para os gestores, a obra traz também assuntos de grande interesse ao leitor que receberá instruções sobre como fazer uma autoavaliação, como se preparar para uma entrevista de emprego e quais são os direitos e benefícios dos funcionários. A grande experiência profissional do autor permite a abordagem abrangente de quem vivenciou de perto a implantação de projetos voltados à criação de ambientes mais colaborativos. VER O EBOOK!

Leia abaixo o artigo, e não deixe de postar seu comentário:

Levando-se em conta que estamos vivendo na Era do Conhecimento, e passando por constantes mudanças políticas, sociais e culturais em todo o mundo, não há de se negligenciar a necessidade de adaptações nos contextos organizacionais surgidos neste período.
O gestor de pessoas do presente e futuro deve estar preparado para tais mudanças e pronto a agir no gerenciamento de conflitos, negociações e tomada de decisões. O papel deste gestor ressurge como o indivíduo que enfrenta, negocia e soluciona conflitos, o profissional que tem o papel de transformar as organizações e suas relações com o mundo atual. 
Este profissional deve adaptar-se à realidade de cada organização e às mudanças ocorridas no mundo e nas pessoas. É preciso agir estrategicamente, pois o desgaste desnecessário de energia pode levar ao fracasso na gestão de conflitos e negociação e falha nas tomadas de decisões. É preciso ter comando firme, ser um líder convincente e, sobretudo, ser exemplo. Deve procurar motivar-se e criar motivos para a motivação dos outros, comunicar-se eficazmente, saber ouvir, perguntar e aprender sempre. 
O gestor que trabalha eficazmente com o gerenciamento de conflitos adquire competências em negociação e nas tomadas de decisões, mas, deve para isso passar pelo papel de comunicador eficiente. Como vivemos na Era da Informação e do Conhecimento, pode-se dizer que a comunicação é a base para o entendimento e desenvolvimento de qualquer indivíduo. Nos dias de hoje o papel do homem ressurge nas organizações como um ser interativo, que constrói relações através de parcerias, com isso, é preciso conscientizá-lo de que o principal instrumento de acesso ao outro é a comunicação. 
Dentro de uma equipe é visto que a maioria dos conflitos se convertem para o mau uso da comunicação. Retrabalho, poder centralizado, mal-entendidos, hostilidades, más negociações, tudo pode girar em torno de uma comunicação deficiente. E é possível perceber que o papel do gestor de pessoas pode trazer muitos ganhos para as organizações no que se refere à boa comunicação e suas benéficas conseqüências. A comunicação emerge como a base de tudo dentro de uma organização, somente é preciso disseminá-la e fazer cumpri-la. Infelizmente, hoje, as organizações buscam somente resultados e resultados. O capital humano está dando lugar ao capital financeiro. 
A vaidade, a ganância, e a obstinação pelo sucesso tem tornado muitos líderes e “liderados” cruéis e destruidores de carreiras e vidas. O gestor de pessoas tem um papel fundamental na busca da solução destes conflitos. 
Este profissional vem atuando nas organizações como um mediador e solucionador destes conflitos, atua na negociação de mudanças e ajuda na tomada de decisões em todos as esferas organizacionais. Dentre as várias funções destinadas ao gestor de pessoas talvez a de maior importância esteja na promoção da comunicação eficaz, que leva ao entendimento da necessidade destes conceitos para o crescimento organizacional. A comunicação é um dos grandes desafios de uma organização. Comunicar informações precisas, trocar idéias, delegar funções, dar instruções, tudo de forma a estabelecer respeito e confiança é realmente desafiador. 
Uma má comunicação causa estragos às vezes irreparáveis: desgastes nas relações, perda de tempo com retrabalho, exclusões, perda de motivação e stress desnecessário, negação ou adiamento de conflitos saudáveis, necessários para que mudanças ocorram e sejam aceitas sem gerar outros tipos de conflitos. A sociedade do conhecimento impõe mudanças em todos os perfis profissionais, e o que ocorre, na maioria das vezes, é que o indivíduo não consegue os subsídios necessários para se adequar às novas tecnologias e às novas informações, e se não há acesso a essas informações, o profissional é automaticamente distanciado das oportunidades de trabalho. 
O gestor de pessoas da atualidade tem que saber transformar informação em conhecimento, e saber usá-lo adequadamente e dividi-lo sempre que preciso.E esse conhecimento facilita a evolução do profissional e da organização. No momento em que o gestor de pessoas consegue visualizar e mostrar a cada membro de equipe que ele faz parte do todo, influenciando e sendo influenciado, podemos dizer que a comunicação nessa equipe é eficaz e gera fatores de ordem indispensáveis: equipe, parceria, sinergia, eficiência, satisfação, resultado. 
Não se pode dizer que este profissional dará soluções a todos os problemas organizacionais. Mas com certeza, trará subsídios necessários para que questões básicas e essenciais sejam resolvidas claramente e com sucesso. Com uma comunicação eficaz disseminada e inserida na organização, muitos benefícios e ganhos seriam gerados para todos. Mas para que isso ocorra, é preciso antes de tudo, que as empresas reconheçam e valorizem o papel deste profissional e o ajude na disseminação dessas idéias. 
O papel do gestor de pessoas deve ser valorizado e inserido nas organizações de forma a amenizar conflitos, dúvidas e erros; de forma a ajudar a traçar o caminho da eficiência e da eficácia, de forma a gerir resultados e trazer segurança. E a comunicação, esta precisa ser semeada e ampliada, pois em qualquer âmbito sua presença é indispensável.

Agora, você já pode refletir um pouco mais sobre este importante papel do gestor de pessoas, como um transformador de caminhos, é ele que pode levar à sua organização um resultado maior e mais seguro - pois é ele, que diretamente lidará com a equipe de colaboradores do seu projeto, serviço ou empresa.

Fonte: Estudo sobre o artigo de Cássia Maria, publicado no Portal Administradores.
O papel transformador do gestor de pessoas O papel transformador do gestor de pessoas Reviewed by Jonas Schell on novembro 22, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.