10 de março de 2013

Utilizando parábolas em Gestão de Pessoas


Segundo a nossa querida Wikipedia, parábola é originária do grego "parabole", significa narrativa curta ou apólogo, muitas vezes erroneamente definida também como fábula.

Sua característica principal é ser protagonizada por seres humanos e possuir sempre uma razão moral que pode ser tanto implícita como explícita, a ser ensinada, proporcionando reflexão ou pensamento sobre atitudes, posicionamento, princípios, etc.

Ao longo de algum, esta ferramenta está cada vez mais presente no campo de gestão de pessoas, pois, elas vem sendo utilizadas para ilustrar lições de ética em pequenas e grandes organizações, de forma simbólica ou indiretamente.

O foco desta postagem é fornecer ao (novo) gestor esta possibilidade de utilização, ou seja, de ocupar mais esta ferramenta para enriquecer seu trabalho no setor de recursos humanos. Para tanto, selecionei uma coleção de parábolas que buscam despertar a motivação, a sinergia e o espírito de equipe, para trabalho nas áreas de marketing, vendas, administração e liderança.

Para conhecer a coleção completa de parábolas, acesse AQUI.