9 de março de 2017

O que é e para que serve a Avaliação de Desempenho?


Assim como eu, acredito que centenas de gestores já passaram pela situação que necessitem aplicar a famosa avaliação de desempenho com sua equipe em suas organizações, e se deparam com milhares de informações (até mesmo na internet) que não estão conectadas com o verdadeiro valor da avaliação de desempenho.

A avaliação de desempenho pode ser definida como o processo pelo qual uma organização mede a eficiência e eficácia dos seus colaboradores. Este processo serve como uma ferramenta de auditoria e controlo da contribuição para os objetivos/resultados dos participantes organizacionais.

Este processo pode ser difícil de implementar, por:

  • Pode ter vários objetivos, desde a avaliação do sucesso dos processos de recrutamento e seleção, passando pela avaliação do potencial de liderança, eficácia da formação, à tomada de decisões relativas a prêmios;
  • Avaliar o desempenho é uma tarefa difícil, dada a pluralidade de fatores que o influenciam, ex.: ambientais, organizacionais, etc;
  • Múltiplas questões éticas e emocionais podem ser levantadas. 

Então, para que serve a Avaliação de Desempenho? Deve ser considerada como um instrumento de levantamento de dados, que caracterizam as condições que estejam a dificultar ou impedir o completo aproveitamento dos recursos humanos nas organizações.

Deve transmitir:
  • Sensação de segurança em termos de carreira, a curto, médio e longo prazo;
  • A satisfação das necessidades sociais e de integração;
  • O sentido de importância da sua atividade em relação as atividades dos colegas;
  • O desenvolvimento de competências e pontos fortes e neutralização dos pontos fracos.
Espero ter ajudado e leia mais sobre a avaliação de desempenho. Com certeza ela será uma ferramenta aliada à você para analisar perfis, competências e situações na sua empresa.