31 de março de 2010

A teoria do Ser Integral

O homem é um ser único, integral, composto no entanto de varias dimensões, a dimensão física, intelectual, emocional, espiritual e social.

Com base nessa teoria um homem saudável não é apenas aquele que não apresenta doenças, mas sim aquele que consegue um nivel relativo de harmonia entre todas as suas dimensões.

O Americano Kenneth Earl Wilber Jr., conhecido como Ken Wilber é um pensador famoso e também o criador da famosa psicologia integral, que concentra-se de forma especial na integração das áreas de conhecimento da ciência, espiritualidade, filosofia, ética e arte.



A teoria integral é uma filosofia de vida em que todos esses saberes são contemplados, favorecendo a universalidade do ser, oferecendo meios teóricos, práticos e contemplativos para ele possa perceber todas as possibilidades como elemento expansivo e criativo, pleno e consciente de suas funções no planeta.


Através da teoria integral percebe-se o homem como um ser complexo que se constitui de diversos corpos e níveis de consciência diferentes, no centro dos quais está o Eu Essencial, onde todas as partes estão interligadas, onde mesmo que a individualidade seja reconhecida, separadamente nada existe.

A teoria integral, abordando o homem como um ser único, mas composto de várias dimensões diferentes e interdependentes conceitua saúde não somente como a ausência de doenças, mas acima de tudo como um estado do indivíduo, um estado mais amplo, efetivo e profundo, que atinja todas as estruturas, do corpo e da psique.

A teoria integral percebe a saúde como a harmonia entre as partes, onde concentra sua força, e sua fraqueza na valorização de uma das partes.

Na teoria integral ter saúde e ser saudável são conceitos diferentes, enquanto ter saúde está limitado a dimensão fisica e as vezes psicológica, ser saudável trata da harmonia entre todas as dimensões, entra na esfera da afetividade, pois o amor é uma energia que se não for consumida e partilhada causa danos ao ser integral.

As pessoas vão ao médico, fazem diversos exames usando as mais modernas e avançadas tecnologias, se os resultados são dentro dos padrões estabelecidos como aceitáveis ou normais, afirmamos que a saúde do indivíduo está boa, mas o que nos garante que essa pessoa está realmente saudável?

Muitas vezes estes indivíduos estão estressados, cansados, irritados, com dores no corpo, dormindo mal, desinteressados e desmotivados, e os exames de saúde diagnosticam que estão bem, sem nenhuma doença.

Esse individuo pode ter saúde mas não está saudável, as diversas partes de sua individualidade estão em desarmonia, e se houver nenhuma ação para buscar o equilibrio entre elas em pouco tem este individuo também deixará de ter saúde.

Intimamente ligadas, e ser saudável e ter saúde na maioria das vezes independe de conceitos, e sim depende de nossas opções pessoais, de nosso estilo de vida do que dos acontecimentos externos.

Fonte: Bico do Corvo


Cursos Online com Certificado