1 de abril de 2010

Líder ou liderança?

As palavras líder e liderança são muito usadas pelas pessoas em ambientes empresariais, políticos e sindicais. Mas será que essas palavras estão sendo usadas corretamente?

De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, líder é o indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros; ou seja, é uma pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras. Liderança é a função, posição, caráter de líder ou autoridade, espírito de chefia.

Observe, portanto, que a palavra líder só pode ser usada quando se refere à pessoa, enquanto liderança, à função de líder. O que se vê, comumente, é o uso da palavra liderança para se referir à pessoa, o que é uma imprecisão.

As lideranças da empresa se reuniram
em São Paulo para examinar a situação.

Mesmo após muito debate,
as lideranças dos partidos da oposição
não decidiram o que fazer.

Lembre-se: os que se reúnem, os que decidem são os líderes, exercendo, claro, sua liderança. Liderança é um ente abstrato e, por isso, liderança nenhuma poderia marcar reunião, sentar-se e decidir nada. Então, o correto é:

Os líderes da empresa se reuniram em
São Paulo para examinar a situação.

Mesmo após muito debate,
os líderes dos partidos da oposição
não decidiram o que fazer.

Essa imprecisão no uso da palavra liderança em lugar de líder, segundo Josué Machado, autor do Manual da Falta de Estilo, é uma distração tão repetida que pode se eternizar. Portanto, agora que você já sabe a diferença de uso das suas palavras, contribua para que isso não aconteça.

Vivian Cristina Rio - Linguista, graduada pela Unicamp. Doutoranda em Linguística na Unicamp. Instrutora de Oficinas da Revista Língua Portuguesa, Editora Segmento. Instrutora de comunicação escrita, ministrou treinamentos e palestras na 3M, no Banco Itaú, na CPFL, na Natura, entre outros.

Artigo retirado do Portal Artigos