Líder ou liderança?

As palavras líder e liderança são muito usadas pelas pessoas em ambientes empresariais, políticos e sindicais. Mas será que essas palavras estão sendo usadas corretamente?

De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, líder é o indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros; ou seja, é uma pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras. Liderança é a função, posição, caráter de líder ou autoridade, espírito de chefia.

Observe, portanto, que a palavra líder só pode ser usada quando se refere à pessoa, enquanto liderança, à função de líder. O que se vê, comumente, é o uso da palavra liderança para se referir à pessoa, o que é uma imprecisão.

As lideranças da empresa se reuniram
em São Paulo para examinar a situação.

Mesmo após muito debate,
as lideranças dos partidos da oposição
não decidiram o que fazer.

Lembre-se: os que se reúnem, os que decidem são os líderes, exercendo, claro, sua liderança. Liderança é um ente abstrato e, por isso, liderança nenhuma poderia marcar reunião, sentar-se e decidir nada. Então, o correto é:

Os líderes da empresa se reuniram em
São Paulo para examinar a situação.

Mesmo após muito debate,
os líderes dos partidos da oposição
não decidiram o que fazer.

Essa imprecisão no uso da palavra liderança em lugar de líder, segundo Josué Machado, autor do Manual da Falta de Estilo, é uma distração tão repetida que pode se eternizar. Portanto, agora que você já sabe a diferença de uso das suas palavras, contribua para que isso não aconteça.

Vivian Cristina Rio - Linguista, graduada pela Unicamp. Doutoranda em Linguística na Unicamp. Instrutora de Oficinas da Revista Língua Portuguesa, Editora Segmento. Instrutora de comunicação escrita, ministrou treinamentos e palestras na 3M, no Banco Itaú, na CPFL, na Natura, entre outros.

Artigo retirado do Portal Artigos

Líder ou liderança? Líder ou liderança? Reviewed by Jonas Schell on abril 01, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.