O Poder da Meditação No Trabalho


Acredito que assim como eu, você deve ter ouvido falar muito sobre a prática da meditação no seu ambiente de trabalho. E pode até parecer modinha, mas os efeitos de quem realiza meditação na sua atividade profissional, são realmente transformadores. Essa prática que nos remete aos nossos mais antigos conceitos de conexão, muitas vezes associados também ao yoga ou a alguma religião, como o budismo (onde, de fato, ela parece ter tido suas origens), mas aqui o nosso objetivo é outro.

Na verdade, quero te mostrar como fazer meditação no trabalho, uma prática contemporânea, a qual todos podem ter acesso, pode transformar o seu dia.

Confesso que na verdade, até pouco tempo eu estaria pensando "que bobagem, isso é perda de tempo" ou ainda, "como alguns profissionais conseguem ser tão calmos, em ambientes onde a pressão é tão forte?". Mas, hoje eu vejo a importância desse hábito e quero compartilhar isso com todos vocês.

Atualmente nós vivemos mergulhados em um mundo profissional encharcado de milhares de informações, centenas de tarefas, e temos cada vez menos tempo a perder. Mas, acredite você ou não, com a prática da meditação, eu consegui descobrir um novo ritmo no ponteiro deste relógio.

E, de qual meditação estamos falando?

Como dissemos anteriormente, a meditação a qual nos referimos não difere crenças, nem mesmo a sua religião. Ela se trata do mais puro momento de concentração e contato com o seu "eu interior". O também chamado de estado de alfa, que significa estar em profundo relaxamento, sem dormir, com foco no momento presente. Parece uma grande viagem, mas é mais simples do que parece, sem nenhum tipo de mágica.

Você não irá precisar vestir àquelas roupas de yoga, acender incensos (por mais que eu goste muito), nem mesmo aprender a posição de lótus, mas irá precisar de um pouco de paciência. É normal que o cérebro encontre dificuldades para meditar logo de cara. Mas, aqui vamos te dar uma série de dicas para que você não enfrente esse problema. Na verdade, vou te contar um segredo: você com certeza já meditou por aí sem saber! E, claro, pode continuar fazendo com frequência, sem que isso atrapalhe suas rotinas. Sabe aquele momento em que você está a caminho do trabalho, por exemplo, perdido nos seus pensamentos, com a mente limpa, quase que sem consciência do que está ao seu redor? Essa é uma forma de meditar: sim!, embora não lhe traga o relaxamento físico, necessariamente – mas o mental.

A velocidade do trabalho

Já experimentou ficar calmo, mesmo quando tudo à sua volta te pede para não ficar? É para isso que estamos aqui. Queremos que você trabalhe melhor os músculos do seu cérebro, o que te ajudará a concentrar melhor nas suas atividades, executá-las com maior precisão e até aumentar sua produtividade (sim, isso parece impossível, mas não é).

Hoje andamos sempre com tanta pressa e estamos sempre tão atolados de preocupações, que não paramos para lembrar de nós mesmos. Simplesmente esquecemos de dedicar um tempo para si e apreciar os momentos e coisas à nossa volta. E você com certeza já sabe que isso pode lhe causar uma série de doenças dos mais variados tipos: estresse, insônia, depressão, distúrbios alimentares, problemas cardiovasculares, intestinais e etc,

Por maior perda de tempo que isso pode parecer, a meditação já ganhou até aval científico. Em outras palavras, já é comprovado que dedicar um tempinho a nós mesmos traz muitos benefícios. Um estudo da Universidade de Washington também nos explica um pouco de como isso acontece.

Confira abaixo alguns benefícios da prática da meditação no trabalho:
  1. Aumento da concentração nas atividades: Meditar é como treinar os músculos do cérebro para exercitar a concentração. Se conseguimos nos concentrar bem quando estamos em alfa, com certeza conseguiremos nos concentrar bem nas nossas atividades do dia a dia também. Se quiser entender isso melhor, dá uma conferida no livro Foco, de Daniel Goleman. É uma leitura muito boa!
  2. Alívio do estresse: O exercício da meditação nos leva ao autoconhecimento. A meditação nos ajuda a compreender melhor nossos problemas, reduzindo o estresse. Isso vai melhorar até as suas relações interpessoais, afinal, nada melhor do que estar perto de pessoas bem humoradas, certo?
  3. Redução do tempo de execução das rotinas: A partir do momento que você se concentra melhor, tudo fica mais fácil. A meditação parece nos trazer mais clareza de tudo, o que reduz – e muito! – o tempo que gastamos com cada tarefa.
  4. Aumento da sua produtividade: Como consequência do que foi dito anteriormente, se realizamos uma tarefa mais rapidamente, com até mais qualidade do que antes, podemos dizer que nossa produtividade também subiu, certo?
  5. Aumento da criatividade: sabe aquele "problemão" que de vez em quando aparece e você não sabe mais como resolver? Que tal exercer um pouquinho mais da sua criatividade e começar a pensar fora da caixa? A meditação pode te ajudar a enfrentar esses desafios também!
  6. Maior facilidade para trabalhar em equipe: se você enfrenta dificuldades para trabalhar em equipe múltiplas, a meditação também pode te ajudar. Justamente por trazer mais calma, paciência e criatividade, fica mais fácil lidar e trabalhar com pessoas tão diferentes também.
  7. Redução da ansiedade: a meditação te ajuda a manter o foco no momento presente, reduzindo a preocupação excessiva com o futuro. É claro que um pouco de ansiedade pode ser bom, mas, quando em excesso, pode reduzir em muito a capacidade de concentração. Esse é um male muito comum nos dias de hoje, principalmente no ambiente de trabalho, e meditar com certeza vai ajudar a trazer a mente de volta.
Afinal, como fazer meditação? A essa altura do campeonato, você já deve ter entendido a importância do que estamos dizendo. Mas, e agora, como adotar esse hábito? Vamos começar bebendo um pouco de água e indo ao banheiro (sem a companhia do celular, por favor). Agora procure um ambiente calmo e silencioso – hoje muitas empresas contam com um espaço próprio para o relaxamento, mas, caso não tenha, sem problemas também. Isso não é uma premissa, mas vai te ajudar a começar. Você pode ficar na posição que preferir (se estiver muito cansado, sugerimos que não fique deitado). Corrija sua coluna. Feche seus olhos, atente-se à sua respiração e aos seus 5 sentidos, e imagine um local tranquilo. Deixe seus pensamentos fluírem, até que você se “desligue” do que está a sua volta e concentre apenas no que está em sua mente. Toda vez que seu cérebro se dispersar, volte a concentração à sua respiração. Foque. Isso pode demorar alguns minutos, mas é nesse momento que você precisa ter mais paciência.

Como já dissemos, é possível que você encontre dificuldades logo de início, mas aqui vão algumas dicas:
  • Cabeça aberta: de nada adianta separar alguns minutinhos do seu dia para tentar meditar, se você não preparar a sua mente para isso!
  • Encontre uma posição de conforto: vale qualquer posição, mas o que mais sugerimos para principiantes é ficar sentado. Se ficar em pé, pode gerar desconforto. Se ficar deitado, pode acabar dormindo.
  • Foco no presente: você já parou para pensar a quantidade de tempo que perde preso no passado ou se preocupando demais com o futuro? Para a meditação, é importante manter o foco no momento presente. Daí as dicas de focar na sua respiração e nos seus cinco sentidos.
  • Sons da natureza: uma coisa que ajuda muito a meditar é escutar sons bem baixinhos, de preferência da natureza. Isso traz paz para os seus pensamentos.
  • Aplicativos: hoje existem uma série de apps que ajudam você a meditar. Eles cronometram o tempo do relaxamento, oferecem sons, áudios e até funcionam como uma rede social. Um que gostamos muito é o Sattva. Vale a pena conferir!
  • Experimente a meditação guiada: se, mesmo com as dicas anteriores, você ainda encontrar dificuldades, não se preocupe. É normal que o cérebro encontre dificuldades para se “desligar”. Sugerimos que experimente a meditação guiada. Trata-se de áudios com uma pessoa indicando o que você deve fazer para atingir o relaxamento. Você pode encontrar diversas opções seja na internet, em CDs ou apps.

A Meditação é um Hábito

É claro que pouco pode-se esperar de uma única meditação no trabalho. Trata-se de um hábito! Se você quer ver tudo isso que falamos acima funcionar, você precisa adicionar isso a sua rotina. Tire sempre um momento do seu dia para ter essa prática. Seja na hora de acordar ou até mesmo no meio da tarde, por exemplo – só não é muito indicado à noite, que pode acabar te induzindo ao sono, devido ao cansaço excessivo do dia. Comece com um tempo curto (5 a 10 minutos) e vá aumentando à medida que for se sentindo mais à vontade.

Exemplo de meditação para o trabalho:


Fonte: Portal Hopu Yoga
O Poder da Meditação No Trabalho O Poder da Meditação No Trabalho Reviewed by Jonas Schell on agosto 02, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.