10 de junho de 2018

04 Dicas Especiais Para Motivar a Sua Equipe


Ser gestor ou líder de uma equipe nem sempre é fácil, e nós gestores em atividade, sabemos que liderar e motivar colaboradores, nem sempre é uma tarefa fácil.

Então a primeira coisa que gostaria de deixar claro aqui, é a definição de gestor que sigo e gostaria de compartilhar com vocês:
Ser um bom gestor de equipe é a capacidade de uma pessoa motivar e influenciar seus colaboradores, de forma ética e positiva, para que contribuam de forma saudável e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Mas, se as coisas não correm como o esperado, como motivar a equipe? Se você é o gestor de uma equipe, você sabe que é fundamental buscar a melhor forma de conduzir as pessoas para os objetivos da organização. É importante sempre tentar fazer a sua equipe atingir sua maior performance e conseguir com que todos os colaboradores deem o melhor de si e sejam o melhor que eles podem ser para a organização.

Mas, como agir se essa equipe está desmotivada? Pois bem, ao debater este assunto com outros gestores, palestrantes e até mesmo amigos, percebi que os líderes esperam grandes receitas milagrosas que prometem transformar a sua equipe do dia para a noite, do oito para o oitenta, do zero para o 100%.

Então, este é o segundo tópico desta postagem: não existe receita motivacional milagrosa. A motivação da sua equipe é o resultado de um conjunto de ações que você realizou e ainda realiza diariamente.

Dessa forma, selecionei dezenas de dicas e tomadas de atitudes que um bom gestor deve tomar para motivar e incentivar a sua equipe. Segue nessa primeira postagem especial sobre a motivação equipes, quatro dicas que podem começar a mudança do rumo e do ritmo da sua equipe de trabalho.


  • DICA 01 - Alinhar a sua empresa: Um dos passos mais importantes da base motivacional de uma empresa é estar alinhado com todos os setores da empresa. De início, você como um bom gestor deve conhecer todos os processos da empresa do começo ao fim, desde o administrativo aos comerciais e operacionais, conhecendo também os pilares básicos da organização.
  • DICA 02 - Reconheça e acompanhe o dia a dia da empresa: Como um bom gestor vocês precisa estar a par do que acontece na sua organização, e isso é extremamente importante para garantir que seus funcionários confiem em você. O ideal é ser sempre o mais claro possível e se comunicar constantemente com seus colaboradores. Use os mecanismos de comunicação interna (como boas reuniões, memorandos, e-mails e mensagens eletrônicas com utilidade), e lembre-se de sempre valorizar uma conversa olho no olho. Procure ouvir atentamente e entender quais são as dificuldades e insatisfações dos seus colaboradores. E, o mais importante, apresente soluções para as demandas que forem reportadas.
  • DICA 03 - Saiba elogiar: Um bom líder sabe identificar os resultados e sempre orienta quando a situação exige. Todo colaborador gosta de receber um feedback positivo após um trabalho bem feito, e isso o motiva a sempre se dedicar a entregar bons resultados. Mas, a principal ênfase desta dica deve ser para o elogio ao colaborador e jamais para a crítica, nem mesmo crítica construtiva. Crítica não existe. Pois você deve conhecer diversas pessoas que criticam outras pessoas sobre hábitos ou vícios, exemplo: você sempre chega atrasado, precisa parar de chegar atrasado. E a situação não muda. Então procure algum outro ponto positivo e elogie, ressalte os pontos positivos daquelas pessoa. Pois, tudo aquilo que recebe energia (elogio) tende a crescer e se desenvolver.
  • DICA 04 - Desenvolva a percepção e inteligência emocional da sua equipe: A inteligência emocional desempenha um papel fundamental na equipe. Os bons gestores são aqueles que não perdem o controle, são autoconfiantes e enfrentam os desafios de forma calma, deixando de lado os problemas pessoais. Se você quer se tornar um bom líder, desenvolva sua competência emocional, uma boa dica é um treinamento que conheço o orientador, o palestrante e coach Henrique Amaral, e que vem transformando a vida e o relacionamento de muitos gestores e equipes, o Treinamento VAP (Vida em Alta Performance), um treinamento de final de semana, em que você irá reconhecer seu eu interior, liberar seus complexos e quebrar muitos paradigmas que estão trancando o seu desenvolvimento e o desempenho da sua equipe de trabalho, através de aulas expositivas, vivências, dinâmicas, vídeos e exercícios práticos, diversos sentimentos e comportamentos indesejados são transformados, para gerar mudanças efetivas e espontâneas em sua vida pessoal e profissional.