Exaustão Emocional da Equipe de Trabalho


Sua equipe não está rendendo o que você imaginou? Os resultados estão baixando? Cuidado, isso pode ser um sintoma de exaustão emocional. A exaustão emocional é um estado atingido pela sobrecarga de esforço. Neste caso, não falamos apenas de excessos de tarefas de trabalho, mas também de colaboradores que assumem conflitos, responsabilidades ou estímulos emocionais ou cognitivos, muitas vezes negativos.

A exaustão emocional não vem de um momento para outro. Trata-se de um processo que ocorre lentamente, até que haja um ponto em que a pessoa (ou toda a equipe) entra em colapso. Essa quebra a submerge em paralisia, depressão profunda ou doença crônica. Ocorre um colapso na vida dos colaboradores, porque de certa forma, eles não aguentam mais carga.

Embora a exaustão emocional seja sentida como cansaço mental, geralmente está acompanhada de uma grande fadiga física. Quando isso acontece, há uma sensação de peso, de incapacidade de seguir em frente. Situação da qual, muitas equipes de trabalho se encontram hoje e, gestores por não saberem o que fazer, acabam solicitando a demissão destes colaboradores.

Como identificar os sintomas? Antes que apareça a exaustão emocional propriamente dita, há algumas indicações que a anunciam. São sinais aos quais, em geral, não são dados muita importância. Se os notarmos, as medidas podem ser tomadas a tempo. Os sintomas iniciais da exaustão emocional são:

  • Cansaço físico: A pessoa ou equipe se mostra cansada com frequência. A partir do momento da primeira tarefa do dia, sente como se fosse extremamente árduo e gera sofrimento.
  • Insônia: Por mais contraditório que pareça, uma pessoa com exaustão emocional apresenta dificuldade para dormir. Sempre tem problemas aos quais dedica tempo demais e que fazem com que seja difícil pegar no sono, se você gestor não souber como identificar este sintoma, poderá fazer uma pesquisa sobre a qualidade do sono e descanso dos colaboradores.
  • Irritabilidade: Há desconforto e perda de autocontrole com certa frequência. A equipe que está  exausta parece sempre mal-humorada e é muito sensível a qualquer crítica ou gesto de desaprovação do gestor ou líder.
  • Falta de motivação: Aqueles colaboradores que estão sofrendo de exaustão emocional começam a agir mecanicamente. Como se fossem obrigado a fazer o que fazem o tempo todo. Não tem entusiasmo ou interesse em suas atividades.
  • Distanciamento afetivo: As emoções começam a ficar cada vez mais planas. É como se, na verdade, a pessoa não sentisse praticamente nada.
  • Esquecimentos frequentes: Não importa quantas vezes você já tenha informado, escrito em murais ou feito memorandos, a saturação de informações e/ou estímulos leva a falhas na memória. A equipe parece esquecer com facilidade as pequenas coisas (e também as grandes).
  • Dificuldades para pensar: As pessoas se sentem confusas com facilidade. Cada atividade implica um gasto maior de tempo, as reuniões tornam-se mais longas para serem explanadas, porque agora a equipe aparenta raciocinar lentamente.


E a saída? O que o gestor de recursos humanos pode (e deve) fazer? A melhor maneira de conseguir que sua equipe supere a exaustão emocional é, naturalmente, proporcionando o descansando. Você tem que encontrar uma estratégia de atender aquilo que a organização precisa, mas também propiciar um tempo livre para que a equipe possa relaxar e aproveitar. Um bom começo pode ser analisando colaboradores que estejam com o período de férias em atraso ou irregular. Isso não pode acontecer, e você precisa normalizar isso por dois motivos: o motivo legal da organização e também a saúde do próprio colaborador.

Outra solução é trabalhar para construir uma atitude diferente diante da equipe diante as tarefas e funções diárias. Cada dia deve incluir horários para dedicar aos compromissos e também momentos para breves intervalos e descansos, buscando propiciar atividades que sejam gratificantes à todos, as famosas dinâmicas de grupos, podem ser um bom caminho.

Finalmente, é muito importante trabalhar a questão de satisfação e identificação do seu eu interior com cada colaborador, para isso, nada melhor do que dedicar um momento para conversar individualmente com cada indivíduo que esteja apresentando os sintomas citados. Busque encontrar com ele os motivos de origem, entender o seu dia a dia, colocar-se no lugar do outro e jamais julgar. Ensine-o a fazer pausas, respirar, reconectar com o que ele é realmente e com o que deseja ser. É fundamental desenvolver uma atitude de compreensão e bondade com a sua equipe de trabalho. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, será impossível seguir adiante, e você correrá o risco de precisar iniciar tudo do zero.
Exaustão Emocional da Equipe de Trabalho Exaustão Emocional da Equipe de Trabalho Reviewed by Jonas Schell on julho 06, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.