Primeiros passos na implantação do departamento de RH

Nesta postagem iremos ver (juntos) os primeiros passos para a implantação do departamento de recursos humanos na sua empresa, vendo os benefícios almejados com este setor que (ainda) não existem na organização.


As primeiras observações que darão o norte para a criação de Recursos Humanos na sua empresa são:
  1. Entenda;
  2. Alinhe;
  3. Estabeleça;
  4. Defina;
  5. Estruture;
  6. Treinamentos;
  7. Colaboradores.
Entenda: Primeiramente você precisa entender o negócio da empresa, quais os conceitos, os objetivos, os valores e as condutas que são abordadas.

Alinhe: Procure discutir com o setor administrativo sobre os valores que deverão ser reforçados e quais deverão ser alterados.

Estabeleça: Agora é o momento de você estabelecer e escrever as políticas de RH desta organização.

Defina: Em seguida, você poderá recorrer auxílio para que possamos definir o código de ética da empresa.

Estruture: Com o código de ética criado, podemos passar para o passo seguinte. Vamos agora, estruturar o Plano de Cargos: descrevendo os cargos, as funções, o perfil, as qualificações e as competências necessárias.

Treinamentos: Neste momento (super especial) você irá definir as necessidades de treinamentos e planos de desenvolvimento dos colaboradores e equipes. Vamos lembrar que devemos ver o funcionário como um todo: psíquico, técnico, e principalmente, humano.

Uma boa dica para essa fase, é sempre ter em mãos bons materiais para diferentes tipos de treinamentos, como: dinâmicas para grupos, vídeos motivacionais, parábolas de incentivo, frases e mensagens sobre vendas e outros assuntos. VER MATERIAIS PARA TREINAMENTOS.

Colaboradores: Nessa fase você deverá dar atenção ao comportamento do colaborador. Poderá descrever regras de convívio, vestimentas, funcionamento dos setores, etc.

Em plena era do conhecimento, toma-se como base da excelência empresarial, o capital humano. A capacidade e sobrevivência das empresas dependem das pessoas agregadas aos seus valores, para o seu desenvolvimento tecnológico, enfrentamento de mudanças, globalização e crescimento.  Esses passos são apenas um pequeno começo de uma longa caminhada fundamental para que a organização se desenvolva de forma sustentável, inteligente e lucrativa.

Fonte: SlideShare
Primeiros passos na implantação do departamento de RH Primeiros passos na implantação do departamento de RH Reviewed by Jonas Schell on janeiro 13, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.