Stress - A sua vida profissional está tomando conta de você?

Gestão em Recursos Humanos - Stress. A sua vida profissional está tomando conta de você?

Atualmente, podemos citar inúmeras as empresas que se tornaram ambientes geradores de stress profissional devido à constante busca pela qualidade, pelas atitudes que atendam às exigências dos clientes, do mercado e até mesmo, do governo.

Neste ambiente corporativo, são muitos os fatores que levam os profissionais a desenvolverem sintomas de stress: dificuldade para dialogar com o chefe e outros colaboradores, a pressão constante do cumprimento de metas e tarefas, o medo de assumir erros devido às mudanças nos procedimentos de trabalho e sistemas informatizados, os inúmeros riscos de demissão, as dificuldades de relacionamento no grupo de trabalho, exigência dos clientes, dentre outros.

Frente ao que podemos chamar de "situações desafiadoras", o nosso organismo precisa decidir se irá enfrentar ou fugir de tal situação. Esta é a necessidade de ajuste que deixa o organismo preparado para "lutar ou fugir", aumentando a pressão arterial e frequência cardíaca, contraindo músculos e vasos sanguíneos.

Na natureza "normal", esta adaptação é necessária visto que o animal precisa tomar uma decisão rápida de defesa ou ataque, mas em se tratando de seres humanos que convivem em sociedade, com diversas situações estressantes, esta reação pode ser prejudicial à sua saúde.

O excesso de stress pode causar desde dores pelo corpo e queda de cabelo até sintomas sérios como hipertensão e problemas no coração. Segundo especialistas da área de saúde, o fato de um evento emocional como o stress afetar o organismo se deve ao íntimo relacionamento entre o sistema imunológico (defesa), sistema nervoso (controle) e sistema endócrino (hormonal). Por isso um stress intenso pode afetar qualquer um desses sistemas levando à diversidade dos sintomas do stress.

Quando as situações geradoras desse stress persistem por algum período de tempo, o ser humano tende a entrar em uma sensação de desânimo e um sentimento de incapacidade para assumir o controle das situações.

Nós como gestores, sabemos que eliminar todo o stress que ocorre dentro de uma empresa é praticamente impossível. Mas, caberá a nós, gestores líderes, garantirmos que o nível de stress presente não ultrapasse os limites do saudável.

Quando houver presente este stress de modo excessivo, a produtividade certamente sofrerá quedas, o clima fica tenso e as relações interpessoais sofrem um impacto negativo.

Abaixo, podemos apontar alguns dos sintomas de stress nas empresas:
  1. redução na produtividade redução na qualidade do trabalho
  2. absenteísmo (falta ao trabalho)
  3. aumento do número de acidentes ou erros
  4. sinais de indecisão por parte dos chefes de departamentos
  5. discussões ou demonstrações de irritabilidade
  6. comentários maliciosos sobre os outros funcionários
  7. desconfiança
  8. atrasos constantes
Podemos afirmar que o primeiro passo para resolver esta situação é gerenciar os pensamentos prejudiciais que geram o stress. Desta forma, é necessário que a pessoa sinta-se capaz de assumir o comando ao invés de sentir-se uma "vítima" dos problemas.

Neste momento, indicamos que haja um olhar para a situação geradora de stress como um todo e verifique em que parte da situação você pode agir para trazer resultados práticos. Lembre-se de que o que mais gera o stress é o sentimento de impotência frente ao problema, portanto, é preciso concentrar esforços onde se pode fazer alguma coisa para amenizar ou controlar a situação.

Se a pessoa estiver se sentindo um profissional estressado, busque meios para superar esta fase e poder trabalhar de forma mais saudável com a mesma. Se for necessário, talvez, seja o momento de ir ao encontro do apoio de um profissional:
- Atividade física (profissional de educação física)
- Remédios (médico)
- Psicoterapia (psicólogo)

Esteja certo que trabalhar sob pressão é uma das competências mais desejadas no atual mercado de trabalho. Sendo assim, o profissional que deseja crescer precisa se fortalecer e aumentar sua capacidade de lidar com o stress de forma produtiva, para tanto, como um treinamento - o Blog Gestão em Recursos Humanos indica o Curso COMO GERENCIAR O TEMPO, onde você aprenderá através de vídeo aulas, como trabalhar diversas técnicas e prevenir situações que poderão futuramente lhe causar um aumento excessivo no nível de stress. Lembramos que o curso não tem custo e você poderá realizá-lo da sua casa.

Dicas como leituras reflexivas, atividades físicas, que sejam prazerosas, também podem auxiliar essa prevenção. Fique atento em você e na sua equipe de trabalho, para que juntos, possamos combater esse mal que tanto aflige a nossa atual sociedade.

Fonte: Portal Acessa.
Stress - A sua vida profissional está tomando conta de você? Stress - A sua vida profissional está tomando conta de você? Reviewed by Jonas Schell on fevereiro 05, 2014 Rating: 5

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