Menos otimismo para 2014. Será mesmo?

Notícias, Processo Seletivo, Seleção, Recrutamento, Reflexão, Administração, Primeiro Emprego

Olá pessoal, tudo bem? Estava procurando hoje a tarde alguns materiais ou notíciais para trazer à vocês aqui no Blog Gestão em Recursos Humanos e me deparei com a seguinte matéria:

Consultoria mostra menos otimismo com emprego em 2014

Publicada ontem, no Portal MSN Estadão, confesso que minha atenção foi chamada já pela leitura do título. Confiram comigo a publicação, para que possamos falar sobre este assunto posteriormente:

Levantamento feito pela consultoria de recursos humanos ManpowerGroup indica uma Expectativa Líquida de Emprego de 16% no mercado de trabalho brasileiro no primeiro trimestre de 2014, na análise com ajuste sazonal. 
O número corresponde à diferença entre a porcentagem dos participantes que preveem um aumento na incorporação de funcionários e a porcentagem daqueles que esperam uma diminuição nas contratações. 
De acordo com o consultoria, o resultado de 16% é o menos otimista desde o início da pesquisa, em 2009, refletindo uma postura cautelosa dos empregadores. No último trimestre de 2013, por exemplo, o índice foi de 19% e, no primeiro trimestre de 2012, de 26%. "Apesar de as intenções de contratação sofrerem uma diminuição em relação aos outros trimestres, a taxa de 16% ainda reflete um clima favorável para os primeiros três meses de 2014, deixando o Brasil entre as dez melhores intenções de contratação no mundo", afirma Riccardo Barberis, CEO do ManpowerGroup Brasil. 
O setor com a maior Expectativa Líquida de Emprego para o primeiro trimestre de 2014 é o de Serviços, com 27%. Na sequência aparecem Construção (16%), Transportes e Serviços Públicos (16%), Finanças (15%), Indústria (9%), Administração Pública e Educação (9%), Comércio Atacadista e Varejista (7%), Agricultura, Pesca e Mineração (4%). Todos os resultados se referem à série com ajuste sazonal. Empregadores em todas as cinco regiões do País preveem um aumento no número de contratações para o primeiro trimestre de 2014. 
O Estado mais otimista é o Rio de Janeiro, com Expectativa Líquida de Emprego de 18%, seguido por São Paulo e Paraná (ambos com 17%). Minas Gerais tem a pior previsão entre os Estados pesquisados (8%). A Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower é realizada trimestralmente em diversos países para medir a tendência de aumento ou diminuição do quadro de funcionários durante o trimestre subsequente ao do levantamento. 
Na última edição do estudo, no Brasil foram ouvidos 850 empregadores em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Podemos resumir então, que desde de 2009, a taxa "otimista" de contratações no país vem caindo. Mesmo com alguns estudos apontando a época, como uma das mais favoráveis. E você concorda, com esse apontamento? Não esqueça de deixar seu comentário ou falar com outros gestores no espaço InDEBATE.
Menos otimismo para 2014. Será mesmo? Menos otimismo para 2014. Será mesmo? Reviewed by Jonas Schell on dezembro 11, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.