Saiba o porquê e como criar uma biblioteca colaborativa na sua empresa

Todos nós sabemos as inúmeras vantagens que o hábito de leitura pode proporcionar às pessoas. É claro, que não é todo mundo que gosta de ler, mas a leitura é um forte instrumento para se manter seus colaboradores informados das atualidades.

Na idade escolar é comum os professores passarem diversas histórias e livros literários (quase que obrigatórios) aos alunos, para que leiam e ainda falem sobre suas leituras. Longe disso, a ideia da biblioteca colaborativa, procura despertar nos envolvidos, a curiosidade e vontade de ler.

Essas literaturas podem variar de acordo com o interesse dos colaboradores e com os objetivos da organização. Mas o mais comum é estarem voltadas para a literatura técnica, como forma de dar a oportunidade dos envolvidos, de conhecerem os assuntos e conhecimento que envolvem a organização e o desenvolvimento da empresa onde trabalham.

Com o ingresso na biblioteca colaborativa, esse hábito deve fazer parte da rotina das pessoas, a fim de desenvolver e propiciar uma aprendizagem ainda maior sobre tais assuntos.

A leitura também irá proporcionar um aumento da capacidade de escrita, de argumentação, além de trazer um enriquecimento relevante no vocabulário dos leitores, em sua forma de se expressar.

Você também pode ir além e temperar esse projeto, com variadas espécies literárias, como romances, históricos, atualidades, auto-ajuda, literatura nacional e internacional, ficção, suspense, dentre vários outros. Além desses, jornais e revistas de circulação interna também são muito importantes, pois abre o conhecimento para os fatos da organização, das promoções, projetos, metas - alcançadas e propostas.

Procure organizar este projeto, estabelecendo um horário de leitura, todos os dias, ou ainda, semanalmente, para que todos, inclusive colaboradores de cargos diferentes, possam interagir com as obras individualmente ou em grupos.

Lembre-se que algumas pessoas preferem ler pela manhã, outras no final da tarde, mas a melhor opção é que seja livre e que atenda (a maioria) dos integrantes de sua empresa. Uma boa variação, é possibilitar que os colaboradores possam levar as obras literárias para casa, com datas para a devolução e até mesmo, conversas dirigidas sobre as leituras.

Possibilite que os colaboradores, possam de fato "colaborar" com mais obras literárias, trazendo livros de casa ou indicando títulos para aquisição. É de suma importância, alinhavar os interesses da organização com os desejos dos "futuros leitores" para que sempre haja motivação, interesse e envolvimento dos participantes.

Acima de qualquer outro objetivo, a biblioteca colaborativa, busca proporcionar um momento de lazer, de integração e relaxamento, para posteriormente alcançar momentos de aprendizagem e desenvolvimento de outras competências.

Agora, se você já tem algum projeto na sua organização na área literária ou similar, não esqueça de contar pra gente - para que sirva de exemplo e outros gestores e administradores possam implantar em suas empresas.

DICA DE MATERIAL: Kit Especial com Obras Literárias (03 CDs)


Mais de 150 Livros Clássicos, as mais famosas e procuradas obras literárias brasileiras já publicadas, foram catalogadas em uma coleção mega especial para você. São mais de 150 títulos especialmente selecionados pela nossa equipe, para enriquecer e inspirar suas tardes e noites de leitura.

Confira as principais obras presentes nesta coletânea:
1. A Divina Comédia -Dante Alighieri
2. A Comédia dos Erros -William Shakespeare
3. Poemas de Fernando Pessoa -Fernando Pessoa
4. Dom Casmurro -Machado de Assis
5. Cancioneiro -Fernando Pessoa
6. Romeu e Julieta -William Shakespeare
7. A Cartomante -Machado de Assis
8. Mensagem -Fernando Pessoa
9. A Carteira-Machado de Assis
10. A Megera Domada -William Shakespeare
11. A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca -William Shakespeare
12. Sonho de Uma Noite de Verão -William Shakespeare
13. O Eu profundo e os outros Eus -Fernando Pessoa
14. Dom Casmurro -Machado de Assis
15. Do Livro do Desassossego -Fernando Pessoa
16. Poesias Inéditas -Fernando Pessoa
17. Tudo Bem Quando Termina Bem -William Shakespeare
18. A Carta -Pero Vaz de Caminha
19. A Igreja do Diabo -Machado de Assis
20. Macbeth -William Shakespeare
21. Este mundo da injustiça globalizada -José Saramago
22. A Tempestade -William Shakespeare
23. O pastor amoroso -Fernando Pessoa
24. A Cidade e as Serras -José Maria Eça de Queirós
25. Livro do Desassossego -Fernando Pessoa
26. A Carta de Pero Vaz de Caminha -Pero Vaz de Caminha
27. O Guardador de Rebanhos -Fernando Pessoa
28. O Mercador de Veneza -William Shakespeare
29. A Esfinge sem Segredo -Oscar Wilde
30. Trabalhos de Amor Perdidos -William Shakespeare

E muitas outras, por apenas R$49,50




Saiba o porquê e como criar uma biblioteca colaborativa na sua empresa Saiba o porquê e como criar uma biblioteca colaborativa na sua empresa Reviewed by Jonas Schell on junho 21, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.