As tendências e os desafios na Gestão de Pessoas


A situação atual da nossa sociedade (e neste momento, refiro-me a nação brasileira), está revoltada com tamanha desonestidade e falta de compromisso com princípios e valores sociais, culturais e até mesmo, básicos.

O que resultou nas últimas semanas, uma corrente em diversas cidades do nosso país de protestos, reclamações, passeatas, manifestações e ações impensadas - como destruições, roubos e violência.

Eu não quero aqui, justificar atos e muito menos, tomar partidos ou levantar reflexões sobre a política nacional. Mas, quero levantar as atenções às constantes mudanças que estão ocorrendo em nossa sociedade, logo, dentro de nossas organizações.

Conforme aponta o estudioso Romero, essas transformações geram impactos que alcançam vários campos. como:

  1. A área ecológica, o meio ambiente e a autossustentabilidade.
  2. A área tecnológica, por meio do mundo virtual (a rapidez da internet).
  3. A área familiar, com diferentes formatos (pai, mãe e filho - pai, pai e filho e mãe, mãe e filho).
  4. A área espiritual, com a busca do homem por uma religiosidade mais completa, que respondam as suas questões de existência.
  5. A área do conhecimento, da genética, da hereditariedade, da medicina, do emocional, etc.
  6. A área acadêmica, com a descentralização do conhecimento e a multiplicação de cursos de nível superior.
  7. A área organizacional, com novas formas de gestão: como a gestão social, gestão por competências, gestão da diversidade, entre outras.

Podemos apontar que este ano está sendo um marco para a história administrativa e da forma de pensar da maioria (se não, de todas) as organizações nacionais, trazendo um pensamento que busca de uma forma mais completa, "atender" o colaborador. Para que ele, possa juntamente com a organização, com a sua equipe, atingir seus objetivos, seus sonhos e crescer sustentavelmente.

Sabe-se que todas essas novas tendências da gestão de pessoas estão alinhadas às macro tendências mundiais, guiadas pela globalização, pela mídia, pela política e pela vontade social de crescimento.

Então, fique atento as mudanças - das mais simples às mais complexas, e tenha certeza que, a sua empresa está sempre em constante transformação. 
As tendências e os desafios na Gestão de Pessoas As tendências e os desafios na Gestão de Pessoas Reviewed by Jonas Schell on junho 22, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.