Coaching: Uma alternativa para o desenvolvimento

Cada vez mais se discute a utilização de Coaching dentro das organizações.

Temos claro o que significa isto? Acredito que seja importante conhecer a proposta deste processo, sua origem, etc. Para sabermos se é ou não aplicável para o momento da pessoa, do grupo ou da empresa.

Entendemos o Coaching como um processo de desenvolvimento humano, que tem sua base em algumas ciências: PNL, Psicologia, Sociologia e Neurociências e que serve como ferramenta para pessoas e empresas atingirem metas.


A palavra Coaching, de origem inglesa (Coach), significa “treinamento”. Utilizada pela primeira vez na Hungria, na cidade Kócs, referindo-se à carruagem de quatro rodas.

Nobres universitários ingleses do século XVIII eram transportados para suas aulas de carruagem, conduzidas pelos chamados "Coacher". Por volta de 1830, o termo Coach passa a ser utilizado na Universidade de Oxford, com o significado de “tutor particular”, quem “conduz”, “carrega” ou “prepara” estudantes para exames.

Em 1831, o termo é usado pela primeira vez na área esportiva, e em 1950 passa a fazer parte de área dos negócios (habilidade de gerenciamento de pessoas). Na prática, o processo de Coaching é desenvolvido por um profissional (Coach) e visa atender um cliente, denominado Coachee.

Escolher a especialidade de seu Coach é fundamental para o Coachee, pois, juntos, identificam o momento atual e o estado desejado. Os motivos para um processo de Coaching podem ser de origem emocional, profissional ou pessoal. Os encontros podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Estes encontros duram, em média, 1h30 e visam trabalhar com o cliente o desenvolvimento das competências desejadas e identificadas como necessárias para mudança do quadro de vida pessoal ou de carreira.

A quantidade de sessões é definida em contrato entre as partes referidas, onde está explicito o total de encontros, pois os resultados devem ser acelerados e expressivos. Nos últimos anos acompanhamos alguns profissionais trabalhando o processo de Coaching com pequenos grupos.

Alguma experiência com este processo que você queira compartilhar? Não esqueça de deixar o seu comentário.

Texto de José Maria de Moraes, do Blog Bridge.
Coaching: Uma alternativa para o desenvolvimento Coaching: Uma alternativa para o desenvolvimento Reviewed by Unknown on março 15, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.