Você tem inteligência emocional no trabalho?


Em minhas palestras e treinamentos tenho destacado a importância da inteligência emocional no trabalho, pois observo que cada vez mais as pessoas cometem erros comportamentais que iniciam pelo não gerenciamento adequado de suas emoções.

Antes de cada comportamento existe um pensamento e antes de cada pensamento há uma emoção, portanto, se administrarmos corretamente nossas emoções, iremos gerenciar um pensamento e conseqüentemente teremos um comportamento mais assertivo. Existem quatro emoções básicas: o medo, a tristeza, a raiva e a alegria, alguns autores destacam uma quinta: o afeto, mas entendo que o afeto está dentro da alegria.

Pois bem, a inteligência emocional ocorre quanto nós percebemos estas emoções, isto é, detectamos quais das quatro emoções estamos sentindo e a partir daí gerenciamos estas emoções, pois qualquer uma delas podem nos conduzir a comportamentos positivos ou limitantes. Vamos falar sobre o MEDO. O lado negativo deste sentimento é entrarmos em um processo de paralisia, pois não queremos ir de encontro com aquilo que nós amedronta, mas se não agirmos provavelmente não resolveremos aquilo que nos assusta, e esta situação se perdurará fortalecendo ainda mais este processo.

O lado positivo do medo acontece quando trilhamos o caminho da precaução, isto é, analiso todas as possibilidades possíveis para resolver um problema e entro em ação com a melhor decisão possível. Quanto eu terminei de escrever o meu livro: Resiliência – Como Superar Pressões e Adversidades no Trabalho, confesso que tive muito medo, pois comecei a me questionar se o livro estava realmente bom, se faria diferença na vida das pessoas ou se seria mais um livro medíocre nas estantes das livrarias.

Se eu tivesse deixado o medo me dominar no seu aspecto negativo, provavelmente este livro não teria saído do meu notebook e seria um resiliência.doc até hoje. Mas o que fiz ? Dominei o sentimento e fui para o lado positivo do medo, a “precaução”. Imprimi 10 cópias do livro, enviei para pessoas nas quais confiava e elas me deram feedbacks interessantes sobre os problemas do livro.

Acertei alguns detalhes importantes que não havia me atentado e ao reler o livro o medo se foi e no lugar dele apareceu a alegria em forma de confiança. Perceba as suas emoções e se sentir o tal do “medo” saiba que ele pode ser um inimigo ou um aliado, depende apenas de como você se comporta diante dele. Se você “paralisar” o medo te venceu e provavelmente você terá esta companhia por mais tempo, mas se você entrar em um processo de reflexão e agir, você dominou o medo e ele foi um grande amigo para te impulsionar rumo aos seus desejos e sonhos.

Ricardo Piovan
Você tem inteligência emocional no trabalho? Você tem inteligência emocional no trabalho? Reviewed by Jonas Schell on julho 11, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.