Saiba avaliar uma proposta de emprego

Com o saldo positivo da economia a expectativa é que as empresas invistam mais em seus negócios o que vai demandar a contratação de profissionais qualificados. Para quem está fora do mercado ou descontente com o trabalho atual é comum deixar-se levar pela primeira proposta que aparece pela frente.

Mas segundo especialistas em carreira e RH alguns cuidados devem ser tomados antes de aceitar uma oferta de emprego. “Não é apenas a empresa que escolhe o candidato. O candidato também deve entrevistar a empresa com os mesmos critérios utilizados por ela para contratá-lo”, afirma Glenda Moreira, consultora da DMRH.

A análise da proposta de emprego deve ser feita para evitar decepções e perda de tempo. “Muitas vezes o candidato fica na expectativa e acaba aceitando um trabalho que não tem nada a ver com ele”, diz Stefânia Giannoni, consultora e headhunter. “A avaliação é feita a partir das necessidades do profissional. Não é só o salário que conta. Ele deve se perguntar também o que a empresa tem a oferecer em termos de crescimento e desenvolvimento profissionais”, destaca.

Para ajudar você, o Empregos.com.br listou os principais itens a serem analisados antes de aceitar uma oferta de trabalho. Confira.

1. Análise do contexto
Reflita sobre o momento atual na carreira e avalie se a proposta condiz com o plano traçado para a vida profissional. O que você quer? A empresa atende as suas expectativas?

2. Estudo da empresa
Acesse o site da companhia e agregue o máximo de informações sobre ela. Verifique se missão, visão e valores são compatíveis com os seus. Leia o que as publicações dizem a respeito dela. Converse com pessoas que trabalham ou trabalharam nela.

3. Situação financeira da companhia
Para não cair em uma fria é importante investigar a quantas anda a vida financeira da organização. Isso pode ser feito no site corporativo, em publicações e, de modo sutil, durante a entrevista de emprego.

4. Posição entre os concorrentes
A comparação com empresas do mesmo ramo permite visualizar o perfil competitivo e inovador da empresa dentre as demais. É um bom medidor para saber se ela vai bem, se valoriza os colaboradores.

5. Estilo das lideranças
É convivendo que se conhece o outro. Mas a entrevista de emprego oferece subsídios para investigar o perfil do RH e do gestor direto. Durante a conversa observe se o profissional mostra comprometimento com o trabalho e se está satisfeito com a empresa.

6. Clima organizacional
Nas etapas presenciais do processo seletivo avalie o comportamento dos profissionais desde o momento em que entrar na companhia. Observe se as pessoas se cumprimentam, como é o atendimento, se os funcionários são bem humorados ou o ambiente exige formalidade.

7. Perspectivas e oportunidades
Perceba qual é a movimentação da empresa. Quais os planos dela? A organização investe no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores? As hierarquias são verticais ou a gestão é participativa?

8. Salários e benefícios
A remuneração e os benefícios oferecidos pela empresa devem atender a sua expectativa. Mesmo que a promessa de crescimento seja grande o profissional deve ter em mente qual é a sua pretensão mínima em termos financeiros.

Artigo de Rômulo Martins do Portal Empregos.com

Saiba avaliar uma proposta de emprego Saiba avaliar uma proposta de emprego Reviewed by Jonas Schell on novembro 19, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.