A importância das dinâmicas


Olá pessoal! Encontrei um maravilhoso texto publicado no Portal Mundo Jovem da PUC, levantando a importância do bom uso das dinâmicas, seja em escolas, organizações, pequenos ou grandes grupos.

A dinâmica promove a participação

A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.

A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.

Logo, esse conhecimento deixa de ser individualizado e passa a ser de todos, coletivizado. Ainda tem a qualidade de ser um saber que ocorre quando a pessoa está envolvida integralmente (afetivamente e intelectualmente) em uma atividade, onde é desafiada a analisar criticamente o grupo e a si mesma, a elaborar coletivamente um saber e tentar aplicar seus resultados.

É importante ressaltar que faz parte desse processo a garantia da participação constante de todos os participantes. Só assim todos se sentirão donos do saber alcançado.

Ferramenta importante

A importância da dinâmica no processo coletivo do ensino-aprendizagem não deve ser, no entanto, absolutizada ou subestimada. Sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular, uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio - é uma ferramenta a ser usada.

Ao optar pelo uso da técnica de dinâmica de grupo você poderá, através de jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas, oficinas vivenciais e um ambiente descontraído, discutir temas complexos, polêmicos e até estimular que sejam externados conflitos (do indivíduo e do grupo), buscando estimular os participantes a alcançar uma melhoria qualitativa na percepção de si mesmo e do mundo e, conseqüentemente, nas relações estabelecidas consigo mesmo, com o outro e com o mundo.

Enfim, Dinâmica de Grupo é um caminho para educar junto!

Recomendações

Para o trabalho com dinâmica ter um desenvolvimento pleno, é recomendável que os grupos tenham, no máximo, 20 participantes. Isto porém não impossibilita que se faça o uso dessa metodologia educacional em grupos maiores, em congressos, em seminários e outros.

Orientamos que nestes casos o coordenador divida o plenário em subgrupos para o desenvolvimento dos trabalhos e reúna o grupão nos momentos de socialização e de síntese.

Outros recursos que podem ser utilizados em grupos grandes são o retroprojetor, vídeo, exposições dialogadas, além de técnicas de teatro, tarjetas e cartazes.

Em todo início de atividade (encontro) deve ser feito o “Contrato do Grupo”. Trata-se de uma discussão da pauta proposta, definição de normas internas do grupo, formação de equipes de trabalho e distribuição de tarefas. Quando se tratar de uma atividade menor, um debate por exemplo, deve-se definir com o grupo o horário de terminar a atividade, o que será possível realizar, o que já foi preestabelecido, o objetivo da atividade e a metodologia de abordagem.

Questões para Debate

1 - Que importância o grupo dá para o uso de dinâmicas?
2 - Por que as dinâmicas facilitam o trabalho coletivo e superam o individualismo?
3 - O que o grupo pode fazer para aproveitar melhor as dinâmicas?

Susan Chiode Perpétuo e Ana Maria Gonçalves,
autoras do livro “Dinâmicas de Grupos na formação de lideranças”. Artigo publicado na edição 303, fevereiro de 2000, página 2.

CD 50 Dinâmicas de Motivação

Indicamos para você o CD com 50 Dinâmicas Motivacionais, organizado e oferecido pelo Instituto Progredir (O maior portal de motivação, liderança e gestão do Brasil).


Os melhores e mais famosas dinâmicas e técnicas foram selecionadas e organizadas de forma a facilitar seu acesso e utilização.

As dinâmicas de grupo deste CD podem ser utilizadas para:
  • quebra-gelo
  • motivar grupos de vendas
  • incentivar o trabalho em equpe
  • integrar colaboradores
  • incentivar a comunicação
  • descontrair ambientes críticos
  • avaliar equipes
  • auxiliar na seleção de pessoal
  • estimular a criatividade
  • melhorar o relacionamento interpessoal, etc.


Este CD destina-se aos profissionais que desejam realizar dinâmicas interativas com seus grupos. É um excelente subsídio para utilizar em treinamentos, workshops, palestras, programas educativos, seleção de profissionais, etc.

Para adquirir o CD 50 Dinâmicas de Motivação CLIQUE AQUI
A importância das dinâmicas A importância das dinâmicas Reviewed by Jonas Schell on maio 04, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.