Tópicos Comportamentais nas Organizações

A disciplina tem como objetivo principal assegurar uma visão abrangente do comportamento humano, bem como os conceitos básicos para possibilitar a identificação dos fenômenos psicossociais nas relações entre indivíduo e grupo em diferentes contextos sociais.

É importante levar em conta tudo aquilo que compõem o comportamento humano. Como a herança genética, as condições ambientais, os construtos mentais e claro, a cultura de cada ser humano.


Esta percepção, muitas vezes, denominada, visão de mundo, depende muito de como os órgãos dos sentidos captam a realidade e de como o cérebro as interpreta.


Para isso, você deverá estar atento a leituras relacionadas a genética do comportamento, que é o ramo da psicologia e da genética que estuda as bases herdadas da conduta e da cognição dos seres humanos.

Uma das maiores dicas que podemos dar, sobre este assunto, é a possibilidade de fundamentar a consciência do ser humano, ou seja, chamamos de consciência o encontro entre o comportamento e o conhecimento.

"Toda ação humana é mediada por uma
visão de mundo social subjetiva."
Little, 1991

Então, já sabemos que o comportamento abrange tudo aquilo que fazemos: a conduta, as emoções, as formas de comunicação, o processo de desenvolvimento e os processos mentais. Incluindo atividades visíveis e também as atividades sutis.

Portanto, podemos dar continuidade a nossa leitura, pensando na diferença entre ciência e senso comum. Pois, esta resposta influenciará fortemente nos nossos próximos estudos.

E você? Sabe diferenciar ciência de senso comum? Deixe sua resposta nos comentários. Lembre-se quem não troca informações não aumenta o conhecimento.


Texto retirato do livro didático "Tópicos Comportamentais nas Organizações da Professora Carmem Aristimunha de Oliveira, adaptado pela equipe do Blog Gestão em Recursos Humanos.
Tópicos Comportamentais nas Organizações Tópicos Comportamentais nas Organizações Reviewed by Jonas Schell on abril 28, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.