Não é mais segredo para ninguém que uma boa comunicação é importante na conquista de objetivos, sejam eles da vida pessoal ou profissional. Saber comunicar-se, expor ideias e opiniões são características fundamentais para quem quer se destacar.
Você pode até ter uma excelente ideia, pensar em um novo projeto, mas se deixar isso guardado para si, nunca irá colher os resultados que poderia lhe trazer.
Quem tem esse perfil "comunicador" é muito bem visto no mundo profissional. Consegue maiores chances de crescimento, já que, com o poder da comunicação, permite-se criar maiores oportunidades para si. Consegue apresentar suas ideias, mesmo que elas não sejam implantadas de forma imediata, serão lembradas para um momento oportuno de coloca-las em prática.
Pessoas que dominam a arte da comunicação conhecem mais profissionais de suas áreas de atuação e até mesmo de outras áreas, adquirindo mais conhecimento e criando uma rede de contatos recheada e um networking cheio de possibilidades, e ainda com essa facilidade tendem a dividir mais suas experiências e aquilo que sabem, até mesmo de forma muito espontânea, contribuindo para que mais pessoas se desenvolvam e cresçam também e até inspirá-las para que possam conquistar aquilo que almejam.
As informações estão cada vez mais interconectadas e fáceis de serem acessadas, e as ideias cada vez mais compartilhadas. Participar dessa rede comunicativa pode lhe trazer muitos benefícios. Imagina ser lembrado quando aquela grande oportunidade surgir? Ter mais credibilidade? Pessoas se inspirando em você. Isso é muito gratificante.
Existem pessoas consideradas comunicadores natos! Eles têm tanta facilidade em passar suas ideias e desenvolver conversas em qualquer ambiente que estejam, que ficamos até impressionados olhando para eles e pensando "nossa, como conseguem!" Porém, para aquelas pessoas mais tímidas que desejam adquiri essa habilidade fascinante, basta ter dedicação e aproveitar as oportunidades de comunicar-se que surgirem por aí. No trabalho, em casa, na roda de amigos. Interaja em grupos e páginas das redes sociais e espelhe-se em pessoas que você admire, sejam comunicadores de televisão, palestrantes, professores e profissionais que conheça. Conhecer ao menos um pouco sobre diversos assuntos, fazer do aprendizado constante um hábito, ler bons livros e prestigiar bons programas de TV, participar de eventos, tudo isso contribui para se desenvolver no que diz respeito a arte da comunicação . Aliás, aproveitando o ensejo e falando de eventos, palestras e workshops, tenho visto tantos bacanas e muitos deles inclusive gratuitos que são uma ótima oportunidade de colocar em prática a sua comunicação. Com toda certeza, você encontrará algum que lhe desperte interesse e se for para você se sentir mais confortável, chame alguém para ir com você e aproveite!
Enfim, busque deixar a sua timidez de lado. Com o tempo, irá adquirir mais confiança e ficará ainda mais fera quando for comunicar-se.
Já dizia o grande comunicador da televisão Chacrinha: "Quem não se comunica, se trumbica!"
Gosto muito dessa frase, pois é uma grande realidade. Oportunidades podem ser perdidas quando você não domina a arte da comunicação. Imagina você estar disputando uma vaga de trabalho dos sonhos e no momento da entrevista, bem na oportunidade de "vender o seu peixe", você se atrapalha e não consegue expor naquele sagrado momento de conversa todo seu potencial e do que é capaz. É muito frustrante. E aí fica mais uma dica, melhor que aproveitar oportunidades, é saber cria-las! E saber comunicar-se bem é um fator que sem dúvidas, contribui muito para isso.
Gosto de lembrar que ser um "excelente comunicador" é muito diferente de ser um "tagarela!" Para tudo nessa vida existe ponderação, momento e formas adequadas. Com o falar e agir não seria diferente, pois até mesmo para se comunicar é importante planejar-se para que sua mensagem seja captada e você tenha sucesso na comunicação. Um bom exemplo a ser citado, é adequar sua comunicação com o seu público. Imagine você ter uma determinada formação que usa vários termos técnicos. E você irá apresentar um projeto para que uma equipe que seja totalmente leiga no assunto. Você deve planejar alguma forma de facilitar o entendimento da sua mensagem adequando uma linguagem simples, para seu objetivo ser alcançado e possam captar o que você quis apresentar.
Vários pontos para melhorar a comunicação podem ser explorados, como tonalidade de voz, gestos a serem usados, espelhamento com a outra parte envolvida na comunicação. Inclusive, em próximas oportunidades, esses assuntos podem ser abordados com mais profundidade.
Pense hoje mesmo em maneiras de começar a desenvolver essa incrível habilidade, destaque-se no mundo profissional e crie mais e melhores oportunidades para sua vida.
Este post foi criado por Amanda Oliveira, de 25 anos, que tem uma paixão por ajudar pessoas a conquistarem seus objetivos e se tornarem cada vez melhores! Valeu Amanda!
Por que a arte da comunicação é tão importante na vida profissional?
Reviewed by Jonas Schell
on
janeiro 22, 2019
Rating:
Nenhum comentário: