Vamos agora dar continuidade aos nossos estudos sobre as políticas de gestão de pessoas defendidas pelo estudioso Chiavenatto, após a leitura da primeira parte, postada há alguns dias, vamos agora para a parte final.
Políticas de Desenvolvimento de Pessoas
- Saiba quais serão os critérios de preparação, atualização e aperfeiçoamento da sua força de trabalho, ou seja, da sua equipe de colaboradores.
- Desenvolva a linha de critérios para desenvolver este processo a médios e longos prazos, sempre visando a contínua aprendizagem e capacidade de cada colaborador.
- Crie condições capazes de desenvolver valores entre a equipe, como a ética, caráter, organização e busca pelo ideal humano.
- Possibilite no seu ambiente de trabalho, programas de comunicação interna - um canal aberto entre os membro da equipe e seus superiores.
Políticas de Manutenção de Pessoas
- Aprenda como manter a força de trabalho motivada., com o moral elevado, participativa e produtiva dentro da sua organização, propiciando um clima leve à todos os colaboradores.
- Utilize-se de critérios relativos às condições físicas ambientas, ou seja, vise a importância da manutenção, higienização e segurança no desenvolvimento de qualquer tarefa.
- Alia-se a programas de qualidade de vida no trabalho idealizados por municípios, estados ou governos.
- Mantenha e defenda um relacionamento de bom nível entre todos os colaboradores, departamentos e organizações.
Políticas de Monitoração de Pessoas
- Saiba como manter um banco de dados útil, capaz de fornecer as informações necessárias para suas futuras análises.
- Utilize-se de diferentes critérios de auditoria.
- Possibilite a ampliação do SIG, para tomadas de decisão e elaboração de relatórios gerenciais.
Estas políticas, expressam na sua totalidade, os valores éticos da sua organização, que irá em conjunto, governar as atuais e futuras relações com os steakholders. E é a partir destas políticas, que você poderá definir com um maior fundamento e clareza, todos os procedimentos e normas que serão implantados, orientado o desempenho das atividades, dos cargos e funções, conforme cada objetivo de cada organização.
Cabe por fim salientar, a importância do gestor de pessoas a quem ocupa o cargo de comando na condução e prática das estratégias e políticas das organizações, ou seja, comece por você - a mudança da sua organização.
Um abraço à todos os gestores e estudantes e até a próxima postagem!
Políticas da Gestão de Pessoas (parte 02)
Reviewed by Jonas Schell
on
junho 18, 2013
Rating:
Nenhum comentário: