Já faz mais de um ano, que o nosso mundo vem mudando... A pandemia trouxe uma grande instabilidade para todas as áreas profissionais e com isso, novos desafios aos seus gestores e líderes, que tiveram que aprender e se adaptar a uma nova realidade, às mudanças bruscas nas relações de trabalho e a métodos de como manter o seu time conectado e com a produtividade desejada.
Neste momento em que, foi necessário um isolamento social para ajudar na prevenção da COVID-19, acabamos que, sofrendo um grande pênalti, carregado de desmotivação, medo e pânico dos nosso colaboradores.
A figura do gestor, que já era fundamental para a orientação de sua equipe, tornou-se primordial, neste momento tão complexo para todos. Um profissional que precisará mudar juntamente com o mundo e aprender novas formas de relacionamento com sua equipe e reinventar métodos para sobreviver neste novo mercado. Mas então, como o gestor consegue motivar a equipe, mantê-la unida, e ainda mais produtiva neste período de distanciamento?
Desta forma, podemos afirmar que, este é um momento crucial para qualquer gestor, independente da área de atuação da sua empresa, ele precisa pensar no desenvolvimento e alcance do seu objetivo e na saúde e bem estar dos seus colaboradores. Então, as suas atitudes devem estar direcionadas ao propósito de encontrar saídas e soluções que beneficiem ambos, e o seu papel nunca foi tão difícil e inovador.
Confira abaixo 10 dicas para gerir bem a sua equipe em home office e manter a motivação em alta:
- Mantenha sempre a boa comunicação: Mais do que nunca o gestor precisa estar próximo de sua equipe e o meio mais eficaz para isso é manter uma boa comunicação mesmo que seja a distância. Saiba compartilhar as informações da empresa que estão disponíveis no momento, seja transparente e verdadeiro. Isso ajuda a minimizar a ansiedade e medo, além de trazer segurança e confiança. Converse com seu time e alinhe expectativas, ouça as ideias e dúvidas e mantenha sempre o canal aberto para que você seja a fonte das informações. Quando a comunicação é escassa e a desinformação toma conta, abre-se margem para conflitos e incertezas, não deixe isso acontecer. Seja presente e preocupado, neste momento é importante que estabeleçam uma frequência na comunicação.
- Esteja atento ao comportamento dos jogadores do seu time: Diante do cenário instável, muitas organizações precisam repensar as suas equipes, fazer cortes e mudar algumas práticas no negócio. Isso gera nos colaboradores medo e insegurança, afinal essas consequências podem refletir diretamente no seu trabalho. É neste momento que o papel do gestor é crucial. Ficar atento aos colaboradores desmotivados, sem iniciativa e com baixo interesse em cooperar é imprescindível para manter o bom relacionamento de todo o time. Ofereça uma atenção especial a esta pessoa, entenda o seu momento e faça o possível para mudar a situação. É seu papel mapear esses sinais e buscar formas de revertê-lo.
- Saiba dar feedbacks recorrentes e incentivar os demais: Esta uma dica bem recorrente no mundo dos gestoras, mas são poucos aqueles que aprendem a lição. Mesmo em home office, uma das funções mais importantes do gestor é desenvolver pessoas e, nesse sentido, o feedback acaba sendo uma das principais ferramentas para ajudar nessa evolução. Conheça sua equipe, entenda o momento de cada um, acompanhe os projetos, a dedicação e a entrega. Faça análises de grupo e individuais quando necessário. Esta é uma maneira de acompanhar o trabalho do time e mostrar a cada um deles, que mesmo à distância estão sendo vistos e que o trabalho de cada um deles é fundamental para a organização.
- Uma injeção de liberdade e confiança: Este é um conceito que significa “descentralização de poderes”, ou seja, oferece aos colaboradores autonomia e maior participação nas atividades e é uma das ações de motivação nas empresas que mais proporciona poder de decisão e responsabilidades. Trabalhe isso a seu favor. Dê mais autonomia, delegue atividades e deixe seus colaboradores sentirem que a opinião deles também faz parte das decisões da empresa e que estão sendo ouvidos. Este é inquestionavelmente um fator de motivação e engajamento. Neste momento onde áreas multidisciplinares se unem em busca de um único objetivo, faça isso também com sua equipe, mesmo em home office, trabalhe novos desafios e acompanhe a qualidade das entregas.
- Cuidado com a sobrecarga de trabalho: Já foi comprovado que quem trabalha em casa, na maioria das vezes, acaba trabalhando mais do que se estivesse no escritório. Isso porque os horários acabam se misturando entre a vida pessoal e profissional. Por isso, esse é um ponto de atenção que todo gestor deve ter com sua equipe. Converse com seu time, avalie os projetos, reveja as divisões de atividades e mapeie as necessidades de otimização de processos. Se preocupe com a qualidade de vida deles e reorganize os fluxos de trabalho sem priorizar uma pessoa ou outra.
- Saiba reconhecer e parabenizar: Talvez esse seja um momento em que as organizações não consigam reconhecer financeiramente seus colaboradores, não aumentem seus salários e não ofereçam prêmios ou bonificações no final do mês. É um período de recessão e de redução de despesas. Mas ser reconhecido não diz respeito somente a isso. Cabe ao bom gestor, usar de outros artifícios para valorizar seu colaborador. Um elogio diante de um desempenho diferenciado pode significar muito para quem recebe e servir de exemplo para quem ouve. Existem muitas formas de manter o seu time proativo e motivado em home office e, como abordado, esse é o principal papel de um acolhedor, que saiba reconhecer e compartilhar vitórias. Boas práticas de empatia podem ser um diferencial neste momento tão adverso e de constante preocupação.
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