Como ser um gestor no mundo do home office


Já faz mais de um ano, que o nosso mundo vem mudando... A pandemia trouxe uma grande instabilidade para todas as áreas profissionais e com isso, novos desafios aos seus gestores e líderes, que tiveram que aprender e se adaptar a uma nova realidade, às mudanças bruscas nas relações de trabalho e a métodos de como manter o seu time conectado e com a produtividade desejada.

Neste momento em que, foi necessário um isolamento social para ajudar na prevenção da COVID-19, acabamos que, sofrendo um grande pênalti, carregado de desmotivação, medo e pânico dos nosso colaboradores. 

A figura do gestor, que já era fundamental para a orientação de sua equipe, tornou-se primordial, neste momento tão complexo para todos. Um profissional que precisará mudar juntamente com o mundo e aprender novas formas de relacionamento com sua equipe e reinventar métodos para sobreviver neste novo mercado. Mas então, como o gestor consegue motivar a equipe, mantê-la unida, e ainda mais produtiva neste período de distanciamento?‍

Desta forma, podemos afirmar que, este é um momento crucial para qualquer gestor, independente da área de atuação da sua empresa, ele precisa pensar no desenvolvimento e alcance do seu objetivo e na saúde e bem estar dos seus colaboradores. Então, as suas atitudes devem estar direcionadas ao propósito de encontrar saídas e soluções que beneficiem ambos, e o seu papel nunca foi tão difícil e inovador.

Confira abaixo 10 dicas para gerir bem a sua equipe em home office e manter a motivação em alta:

  1. Mantenha sempre a boa comunicação: Mais do que nunca o gestor precisa estar próximo de sua equipe e o meio mais eficaz para isso é manter uma boa comunicação mesmo que seja a distância. Saiba compartilhar as informações da empresa que estão disponíveis no momento, seja transparente e verdadeiro. Isso ajuda a minimizar a ansiedade e medo, além de trazer segurança e confiança. Converse com seu time e alinhe expectativas, ouça as ideias e dúvidas e mantenha sempre o canal aberto para que você seja a fonte das informações. Quando a comunicação é escassa e a desinformação toma conta, abre-se margem para conflitos e incertezas, não deixe isso acontecer. Seja presente e preocupado, neste momento é importante que estabeleçam uma frequência na comunicação.
  2. Esteja atento ao comportamento dos jogadores do seu time: Diante do cenário instável, muitas organizações precisam repensar as suas equipes, fazer cortes e mudar algumas práticas no negócio. Isso gera nos colaboradores medo e insegurança, afinal essas consequências podem refletir diretamente no seu trabalho. É neste momento que o papel do gestor é crucial. Ficar atento aos colaboradores desmotivados, sem iniciativa e com baixo interesse em cooperar é imprescindível para manter o bom relacionamento de todo o time. Ofereça uma atenção especial a esta pessoa, entenda o seu momento e faça o possível para mudar a situação. É seu papel mapear esses sinais e buscar formas de revertê-lo.
  3. Saiba dar feedbacks recorrentes e incentivar os demais: Esta uma dica bem recorrente no mundo dos gestoras, mas são poucos aqueles que aprendem a lição. Mesmo em home office, uma das funções mais importantes do gestor é desenvolver pessoas e, nesse sentido, o feedback acaba sendo uma das principais ferramentas para ajudar nessa evolução. Conheça sua equipe, entenda o momento de cada um, acompanhe os projetos, a dedicação e a entrega. Faça análises de grupo e individuais quando necessário. Esta é uma maneira de acompanhar o trabalho do time e mostrar a cada um deles, que mesmo à distância estão sendo vistos e que o trabalho de cada um deles é fundamental para a organização.
  4. Uma injeção de liberdade e confiança: ‍Este é um conceito que significa “descentralização de poderes”, ou seja, oferece aos colaboradores autonomia e maior participação nas atividades e é uma das ações de motivação nas empresas que mais proporciona poder de decisão e responsabilidades.‍ Trabalhe isso a seu favor. Dê mais autonomia, delegue atividades e deixe seus colaboradores sentirem que a opinião deles também faz parte das decisões da empresa e que estão sendo ouvidos. Este é inquestionavelmente um fator de motivação e engajamento.‍ Neste momento onde áreas multidisciplinares se unem em busca de um único objetivo, faça isso também com sua equipe, mesmo em home office, trabalhe novos desafios e acompanhe a qualidade das entregas.
  5. Cuidado com a sobrecarga de trabalho‍: Já foi comprovado que quem trabalha em casa, na maioria das vezes, acaba trabalhando mais do que se estivesse no escritório.‍ Isso porque os horários acabam se misturando entre a vida pessoal e profissional. Por isso, esse é um ponto de atenção que todo gestor deve ter com sua equipe. Converse com seu time, avalie os projetos, reveja as divisões de atividades e mapeie as necessidades de otimização de processos. Se preocupe com a qualidade de vida deles e reorganize os fluxos de trabalho sem priorizar uma pessoa ou outra.
  6. Saiba reconhecer e parabenizar: Talvez esse seja um momento em que as organizações não consigam reconhecer financeiramente seus colaboradores, não aumentem seus salários e não ofereçam prêmios ou bonificações no final do mês. É um período de recessão e de redução de despesas. Mas ser reconhecido não diz respeito somente a isso. Cabe ao bom gestor, usar de outros artifícios para valorizar seu colaborador. Um elogio diante de um desempenho diferenciado pode significar muito para quem recebe e servir de exemplo para quem ouve. Existem muitas formas de manter o seu time proativo e motivado em home office e, como abordado, esse é o principal papel de um acolhedor, que saiba reconhecer e compartilhar vitórias. Boas práticas de empatia podem ser um diferencial neste momento tão adverso e de constante preocupação. 
Essas são apenas algumas dicas que você pode adotar para aprimorar o seu trabalho como gestor, neste período de home office. Sabe de mais algumas dicas? Conte para nós, aqui nos comentários, e vamos juntos, passar por esta fase e manter nossas organizações ativas.

Como ser um gestor no mundo do home office Como ser um gestor no mundo do home office Reviewed by Jonas Schell on abril 15, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.