Hoje daremos continuidade aos nossos estudos sobre a gestão estratégica de pessoas, especificadamente falaremos das políticas que abrangem esta visão. De acordo com Chiavenato, podemos citar as seguintes políticas:
Políticas de provisão, suprimento ou agregação de pessoas:
- Onde recrutar (verificar e analisar as fontes de recrutamento, sejam elas dentro ou fora da sua organização), verificar em que condições estão ocorrendo os recrutamentos.
- Analisar quais são os critérios de seleção para admissão, quanto às competências cognitivas, as experiências e o potencial de desenvolvimento.
- Pensar como ocorre a integração dos novos participantes ao ambiente interno da organização, se ocorre com rapidez e eficácia.
- Prevenir os possíveis problemas de rotatividade, absenteísmo e desligamentos.
Políticas de aplicação de pessoas
- Saber como determinar os meios avaliativos básicos, (sejam eles: cognitivos, psicológicos, sociais, entre outros).
- Buscar planejar a movimentação interna da empresa, considerando o posicionamento e o plano de carreira, buscando ainda, definir alternativas e caminhos diversificados aos colaboradores.
- Alinhar quais serão os critérios de avaliação, que estes, busquem apontar a qualidade da colaboração de cada um, por meio de uma avaliação de desempenho inteligente, eficaz e satisfatória.
Políticas de remuneração de pessoas
- Apontar quais serão os critérios básicos da remuneração direta dos participantes, buscando analisar os cargos envolvidos, os salários apontados no mercado e o posicionamento de cada colaborador dentro (e fora) da organização.
- Apontar ainda, quais serão os critério de remuneração indireta, ou seja, saber alinhavar quais serão os programas de benefícios sociais mais adequados a cada departamento e/ou organização.
- Decidir quais serão os critérios de incentivos a bônus e participação de lucros, observando a importância de cada resultado e cada personagem no desenvolvimento de cada objetivo e meta.
Por hoje é isso pessoal. Continuamos vendo as demais políticas, na próxima postagem.
Políticas da Gestão de Pessoas
Reviewed by Jonas Schell
on
junho 15, 2013
Rating:
Nenhum comentário: