Retenção de talentos: O que é e como aplicar na sua empresa


Manter os profissionais que são acima da média, na organização, por um longo período de tempo, pode ser uma tarefa complicada. 

A modernidade modificou a relação dos funcionários com as empresas, e os grandes talentos têm se tornado cada vez mais exigentes. 

Isto é, o mercado está cada dia mais competitivo não só para os funcionários, mas também para as empresas. No entanto, mesmo com essa dificuldade, é imprescindível, para o sucesso de uma companhia, atrair e reter talentos. 

A verdade é que demanda tempo, trabalho e dinheiro para manter um profissional comprometido, que conhece os valores e objetivos da empresa e se encaixa com a cultura e com a política organizacional. 

Por esses motivos, não é nada interessante, para a saúde de uma empresa, estar sempre renovando seu grupo de funcionários, assim que é essencial saber fazer a retenção de talentos. 

O que é Retenção de Talentos 

De um modo geral, essa é a ação de manter, na empresa, profissionais de alto nível. Para isso, é necessário uma junção de práticas organizacionais que garantem a permanência dos talentos. 

Essa ação está diretamente relacionada ao reconhecimentos dos colaboradores e com a administração da organização. 

Além disso, o segredo está no equilíbrio entre investir em novos talentos, sem esquecer dos veteranos, aumentando, assim, a valorização da empresa no mercado de trabalho. 

Mas, como reconhecer um talento?  

Para cada estabelecimento, há um tipo de talento certo, mas, de modo geral, um profissional talentoso é aquele que abraça os valores da organização e desenvolve o trabalho com alta performance. 

Ou seja, além de ser produtivo, é alguém que respeita a cultura e a política da companhia. 

Benefícios de atrair e manter colaboradores talentosos 


  • Equipe mais engajada e motivada: onde todos se conhecem e já tiveram tempo de criar vínculos. Além de cada colaborador perceber a possibilidade de construir uma carreira na empresa.  
  • Redução de gastos: demitir e contratar novos funcionários sempre gera custos, da mesma maneira que perder um talento que aumentava a produtividade do negócio. 
  • Clima de trabalho agradável: equipe motivada e funcionários engajados gera um clima de trabalho leve e agradável. 
  • Empresa mais respeitada no mercado: quando a taxa de rotatividade é baixa, e novos talentos desejam trabalhar numa organização, ela passa a ser mais valorizada e ter boa reputação no mercado. 

Como aplicar uma cultura de Retenção de Talentos 

Desenvolva uma política de reconhecimento: Reconhecer os funcionários é parte fundamental para manter os bons profissionais na sua organização. Para isso, conheça a sua equipe, saiba o que é importante para eles, qualifique os colaboradores, mostre resultados, dê feedbacks, recompensas e bons benefícios. 

Analise os indicadores de turnover: Ter uma taxa de rotatividade alta não é um bom sinal. Isto é, se a sua empresa está com o índice de desligamento de funcionários acima do aceitável, significa que não está conseguindo reter os talentos. 

Por isso, é essencial calcular o índice de turnover, pois, ao primeiro sinal de que o número de demissões está aumentando, já é hora de agir e mudar esse contexto. 

Garanta uma boa liderança: Nem todo funcionário pede demissão do trabalho: alguns pedem demissão de seus gestores. Por isso, garanta e invista numa boa liderança, para cada setor. 

Um gestor de qualidade é aquele que, além de saber lidar com pessoas, sabe analisar resultados, para tomar decisões e planejar estrategicamente, motivando a equipe e, com isso, retendo talentos.

Estabeleça um senso de meritocracia: É muito importante, para a motivação, que seus funcionários saibam que, na sua empresa, há um senso de meritocracia. Só assim, ele saberá que o único caminho para uma carreira promissora na organização passa pelo seu esforço e merecimento.

Treine seus funcionários: Para reter talentos, é importante ter talentos. Parece óbvio, mas muitos se esquecem disso. 

Treinar os funcionários é parte do investimento no crescimento da organização, além de beneficiar os colaboradores. 

Essa é uma prática essencial para motivação, também, por trabalhar a autoconfiança dos funcionários, gerando alto engajamento e produtividade para equipe.

Crie um ambiente de trabalho agradável: É muito mais prazeroso trabalhar em um ambiente agradável. Colaboradores que se sentem bem no lugar em que trabalham, têm mais chances de permanecer na empresa. Por esse motivo, invista em um espaço cativante. 

Ofereça um salário compatível com a função: Esse é um ponto bastante óbvio, pois é sabido que qualquer funcionário pode deixar a sua empresa, caso sinta que está sendo mal remunerado. 

Então, valorize o capital humano da sua organização e faça de tudo para oferecer um bom salário, de acordo com a função. 

Invista em um bom pacote de benefícios: Nem sempre é necessário um salário super alto. Isso porque benefícios atraentes para seus colaboradores já são uma excelente forma de reter talentos. 

Oferecer plano de saúde e odontológico, vale-transporte e/ou vale-refeição e almoço, por exemplo, é um diferencial que conta muito, para o funcionário, na hora de deixar ou não uma organização.

Faça da tecnologia uma aliada: Empresas de sucesso já têm utilizado de um sistema de avaliação de desempenho para reter seus talentos. 

Essa é uma ferramenta para analisar o desempenho e mensurar os resultados, tornando mais fácil a tomada decisões assertivas, e possibilitando os feedbacks e reconhecimento dos funcionários. 

Se for feito com um software de apoio, é possível reconhecer o esforço de cada um, em tempo real, com técnicas de gamificação. De forma que será possível desafiar o colaborador a alcançar a suas metas, para receber uma recompensa, em troca. 

Além de motivador, pode ser muito divertido. 

Comece agora mesmo a aplicar essa técnica e não corra mais o risco de perder seus profissionais de alto valor. 

Este post é comercial, criado pela Coalize. Quer postar aqui no Blog também? Sim!
Retenção de talentos: O que é e como aplicar na sua empresa Retenção de talentos: O que é e como aplicar na sua empresa Reviewed by Jonas Schell on novembro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.