Você Acredita Que Está Pronto Para Gerir Pessoas?


Eu sempre "achei" que para liderar pessoas bastava ter a experiência técnica, ter paciência para ensinar, ser simpática e legal com todos e defender meus liderados com unha e dentes. Porém como diz Noel Rosa: "quem acha, vive se perdendo" e assim estava eu "perdida" em minha gestão. Acreditava que era uma boa gestora, percebi o quanto eu estava equivocada quando um colaborador questionou a minha capacidade profissional por não aceitar ser gerenciada por mim e não concordava com os meus métodos de trabalho. Neste momento, me deparei com uma dúvida que me tirou a paz: será que realmente eu estava pronta para liderar pessoas?

Conheço as minhas limitações, porém conheço também as minhas competências em lidar com conflitos e neste momento precisava lidar com meu conflito interior e foi então que decidi sair da minha zona de conforto e buscar ajuda para entender se realmente era capaz de gerir pessoas neste mundo onde cada ser humano tem seu jeito específico de ser gerido e que em cada momento fala-se de um estilo de gestão diferenciado.

A confusão mental era muito grande, pois não sabia ao certo em qual estilo de gestão eu deveria adotar. Foi então que contratei uma profissional de aconselhamento para me auxiliar neste processo de autoconhecimento.

Os encontros com a aconselhadora eram semanais e além destes encontros, me dediquei a leitura de artigos relacionados à gestão. Outro passo importante foi o de trocar ideias com outros gestores, potencializar minha participação em grupos de estudos e fazer um curso de análise comportamental. Ao estar imersa neste processo, em um determinado momento, percebi em mim as competências necessárias para gerir pessoas, tais como: comunicação, delegação, comprometimento, flexibilidade, foco em resultados entre outras que me apoiam neste processo.  E o que me faltava, naquele momento, era ter um olhar diferenciado para cada membro de minha equipe, pois a minha responsabilidade é desenvolvê-los.

No decorrer desse processo, percebi que mais que gerir pessoas, que estar atento às necessidades de cada um e tratá-los cada como únicos e insubstituíveis que são. Hoje acredito que SIM, eu estou preparada para gerir pessoas!

Este post foi criado por Andrea Cardoso – Gerente de RH, graduada e com MBA em Gestão de Pessoas pela Unisal. Contatos: (19) 98168.3650
Você Acredita Que Está Pronto Para Gerir Pessoas? Você Acredita Que Está Pronto Para Gerir Pessoas? Reviewed by Jonas Schell on julho 30, 2019 Rating: 5

12 comentários:

  1. Muito bom. Vou começar analisar essas possibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Aprender, ser flexível faz a evolução profissional e, com isso a diferença em um mercado em constante transformação e competitividade. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Andrea. Hoje temos a tecnologia para atender praticamente tudo que uma empresa precisa. Mas gerir pessoas é o grande desafio.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Além de excelente profissional, excelente mãe e amiga.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu trabalho e desenvoltura . Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, gerir pessoas realmente é o grande desafio do século. Obrigado por partilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns... Excelente artigo, conhecimento nunca é demais, essa troca de informações, experiências é muito enriquecedor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Andrea,excelente trabalho, gerir pessoas é um grande desafio mesmo e você sobressai muito bem.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Andrea pelo conteúdo. Definitivamente esses são os nossos principais desafios. Um grande abraço e sucesso a todos nós!

    Fernando Kumagai

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Andréa! Desafiar-se em se conhecer para poder gerir pessoas é um grande desafio. E vc o fez com maestria.

    ResponderExcluir
  11. Amiga querida 🎀 vc nunca esteve perdida... Apenas como todo profissional em excelência no que faz vc precisava apenas ampliar seus horizontes... E foi o que fez. Parabéns 🙏👩🏻‍⚕️♥️

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.