Agosto Lilás nas Empresas


Muitas empresas podem pensar que "em briga de marido e mulher não se mete a colher", ou então que esse é um assunto para ser tratado fora do local de trabalho, pois não tem relação com o ambiente corporativo. Mas será mesmo?

De acordo com o II Relatório da PCVDF: Violência Doméstica e seu Impacto no Mercado de Trabalho e na Produtividade das Mulheres e vários outros estudos, comprovam que as mulheres submetidas à situações de violência doméstica apresentam menor capacidade de concentração e de tomar decisões no trabalho. Além disso se sentem estressadas com frequência e têm a produtividade diminuída (Fonte: IMP).

Ainda é importante porque, se a produtividade dessa mulher, começa a diminuir, a probabilidade de ser demitida aumenta, colaborando com sua dependência financeira do cônjuge, por exemplo.

Além disso, o preconceito contra as mulheres e o estereótipo de gênero contribuem para esse tipo de agressão e cultura patriarcal. Combater essa mentalidade é uma forma de combater as agressões e essa é uma tarefa de todos nós, independente do local em que estamos.
"Conhecia também uma violência praticada de forma quase invisível, que é o preconceito contra as mulheres, desrespeito que abre caminho para atos mais severos e graves contra nós. Apesar de nossas conquistas, mesmo não tendo as melhores oportunidades, ainda costumam dizer que somos inferiores, e isso continua a transparecer em comentários públicos, piadas, letras de músicas, filmes ou peças de publicidade. Dizem que somos más motoristas, que gostamos de ser agredidas, que devemos nos restringir à cozinha, à cama ou às sombras." – Maria da Penha – Trecho do livro Sobrevivi…posso contar (1994). 
Não vou citar vantagens econômicas, lucrativas e de boa imagem que uma empresa conquista defendendo direitos humanos, porque se o objetivo da organização é realmente fazer a diferença no mundo em que vivemos hoje, os resultados financeiros serão uma consequência das boas iniciativas e investimentos que a empresa colocar em prática.

Ações de Conscientização

Confira algumas ações internas de conscientização sobre o Agosto Lilás que você pode aplicar na sua empresa.

  • Workshop: O Instituto Maria da Penha oferece o workshop de Violência Doméstica e seu Impacto no Mercado de Trabalho, com o objetivo de trazer o tema para o dia a dia das empresas, promover a sensibilização dos funcionários e capacitar gestores para oferecem uma escuta ativa às vítimas. Entretanto, você pode verificar profissionais capacitados em sua própria cidade, para abordar o tema com os colaboradores.
  • Comitê da Mulher na Empresa: Outro serviço que o Instituto Maria da Penha fornece para as empresas é a implementação do Comitê da Mulher. Através de três etapas, o instituto implementa esse comitê para que as informações trazidas não se percam, mas que possam estar sempre fazendo parte das discussões na empresa e com um alcance ainda maior, as informações possam chegar ao nível familiar. 
  • Roda de Conversa: Outra forma de trazer a discussão para dentro da organização é promovendo uma roda de conversa com pessoas e profissionais ligados ao tema, ou promover palestras que trazem informação sobre a Lei e as formas de combate à violência doméstica e familiar. Novamente o Instituto Maria da Penha oferece duas palestras sobre o tema, você pode conferir diretamente no site: Palestra da Maria da Penha e Palestra do Instituto Maria da Penha. 
  • Apoio Psicológico: O atendimento psicológico pode muitas vezes ajudar a mulher a enfrentar e tomar decisões perante uma situação tão complicada como a de violência doméstica familiar. Portanto, com o apoio da organização, se torna mais fácil que casos venham à tona e sejam resolvidos de acordo com a gravidade. Forneça apoio psicológico aos colaboradores, esse apoio pode ser através de indicações, convênios e parcerias com profissionais da área. 
  • Promover o Empoderamento Feminino: Através de campanhas e dinâmicas de grupo, você pode promover o empoderamento das mulheres que trabalham na organização. Essa ação é muito importante, pois a maioria das mulheres não aprendeu a se amar em primeiro lugar, a valorizar sua vida e sua saúde mental acima de situações que a prejudiquem. Você pode conferir algumas ações voltadas ao empoderamento no nosso artigo 10 Ideias para o Dia da Mulher na Empresa.
  • Apoiar Instituições: A empresa pode realizar doações para instituições como por exemplo o Instituto Maria da Penha e movimentar os funcionários a fazerem o mesmo, de acordo com suas possibilidades financeiras.  Para o Instituto Maria da Penha, basta acessar o site e a área de doações e realizar sua doação.
Agosto Lilás nas Empresas Agosto Lilás nas Empresas Reviewed by Jonas Schell on julho 31, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.