Pular para o conteúdo principal

O Medo da Mudança na Vida Profissional


Dentre as dúvidas do ser humano durante a vida, uma das mais recorrentes está relacionada à carreira. O questionamento começa já cedo, quando ainda somos jovens e temos que decidir qual profissão seguir. Questões como "e se eu estiver escolhendo a graduação errada? E se eu me arrepender futuramente? Como vou determinar agora o que eu quero ser para o resto da minha vida?". Essas incertezas são frequentes para grande parte dos adolescentes, especialmente em época de vestibular.

Uma das crenças comum a muitos de nós é a de que as decisões que tomamos são imutáveis. Por exemplo: se a Joana optou por cursar Publicidade e Propaganda na faculdade, ela deverá trabalhar o resto de sua vida como publicitária. É comum pensarmos que nossas decisões serão “para sempre”.

Mudar de carreira é um tema tanto polêmico quanto amedrontador. Basta uma rápida pesquisa no buscador Google com essas palavras que uma imensa lista de sites com dicas surge na tela, afinal, não é incomum que pessoas já inseridas no mercado de trabalho não se identifiquem com seus atuais empregos. Toda essa insatisfação não é boa nem para o profissional (que pode vir a desenvolver ansiedade e depressão, segundo pesquisa realizada pela Associação Americana de Sociologia), muito menos para as companhias que tem em seu quadro de funcionários alguém que não consegue se desenvolver plenamente devido à falta de motivação.

O que acontece muitas vezes é que as pessoas se esquecem de que as escolhas que fazemos em termos de carreira não precisam ser eternas e que sempre podemos recomeçar, principalmente quando o assunto é carreira. A Joana não precisa ficar presa à publicidade se ela não se identifica com a profissão. Tenho um amigo que, aos 60 anos de idade, decidiu deixar de lado sua carreira médica e iniciar na vida pública. Eu mesmo comecei minha carreira trabalhando com tecnologia, fiz missões religiosas, participei da fundação de uma companhia aérea e hoje possuo participação em uma franqueadora da área alimentícia, além de ser executivo em uma grande empresa do ramo do agronegócio.

Há quem se considere "velho" para tomar esse tipo de decisão, se esquecendo muitas vezes que, além do aumento da expectativa de vida (e consequentemente do tempo de serviço), as pessoas possuem hoje um amplo leque de possibilidades e oportunidades. Se o acesso à informação permite que ampliemos nossos conhecimentos, por que se restringir a apenas uma área de conhecimento, já que existe o desejo por mudança?

É evidente que precisamos ponderar e analisar a situação antes de realizarmos qualquer mudança em nossa vida, mas é importante lembrarmos que nunca é tarde para redefinirmos a direção da nossa vida, tanto pessoal como profissional. Quando falamos nesse redirecionamento, não existem respostas prontas ou época certa e, desde que os objetivos de vida estejam alinhados com o que você deseja, existe, sim, tempo para mudar.  Mudar de opinião é um privilégio dos seres inteligentes.

Artigo de Johannes Castellano - diretor de gestão de pessoas na empresa de agroquímicos Adama. Ele mantém no Youtube e no LinkedIn da companhia a coluna Minuto RH, que traz dicas e orientações sobre carreira e desenvolvimento profissional.

Postagens mais visitadas deste blog

Baixar vídeo motivacional Desafiando Gigantes

Um dos vídeos motivacionais mais utilizados nos últimos tempos. Um vídeo realmente significativo e um dos que eu mais gosto. Ao mostrar este vídeo, eu sempre pergunto quais são as lições mais importantes que são possíveis extrair dele.
Grant Taylor, um treinador de um time de futebol americano, tendo vários atletas "gigantes" em sua frente, para motivar e incentivá-los antes de um jogo contra um outro time reconhecido. Assim, como o treinador os seus problemas no trabalho, na sua casa, no carro, com seus alunos, sua esposa e até mesmo com a falta de dinheiro, podem ser relacionados com esses "gigantes".
“A vida é um grande desafio e devemos estar sempre prontos para superá-los, essa é a mensagem deste super vídeo motivacional. A motivação e a autoestima são como crianças, que devem ser bem alimentadas, bem orientadas para que quando crescerem, estejam realmente preparadas para enfrentar o mundo corporativo, para que tenha olhos para enxergar além, e terem fo…

O CHA de Recursos Humanos

Um dos assuntos mais discutidos recentemente no mundo do trabalho diz respeito ao conceito de competência. Entretanto, a descrição exata deste conceito nem sempre foi unanimidade entre pensadores e gestores, pois como se trata de uma característica do comportamento humano, não é tão simples assim se chegar a critérios claros que permitam comparações válidas entre diferentes pessoas.

Mas gostaria de compartilhar com você uma interessante e atual “leitura” sobre o assunto, que diz respeito ao conceito de competência como vêm sendo cada vez mais interpretado pelas empresas de hoje, e que, ao que parece, veio para ficar. É a concepção expressa a partir do ideograma CHA. Este ideograma “CHA”, que serve para designar (Conhecimento, Habilidade e Atitude) é uma maneira de se procurar definir o sentido de competência a partir de um referencial no qual ela possa ser mensurada, e até mesmo comparada a padrões internacionais. E é um dos modelos mais atuais com o quais as melhores empresas trabal…

A importância das dinâmicas

Olá pessoal! Encontrei um maravilhoso texto publicado no Portal Mundo Jovem da PUC, levantando a importância do bom uso das dinâmicas, seja em escolas, organizações, pequenos ou grandes grupos.

A dinâmica promove a participação

A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.

A opção pelo trabalho com dinâmica de grupo permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino-aprendizagem onde o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. Isso porque a experiência do trabalho com dinâmica promove o encontro de pessoas onde o saber é construído junto, em grupo.

Logo, esse conhecimento deixa de ser individualizado e passa a ser de todos, coletivizado. Ainda tem a qualidade de ser um saber que ocorre quando a…

Seguidores