A Geração X é a mais incompreendida no ambiente de trabalho


Acabei de receber a sugestão para leitura de amigo no Facebook deste artigo: "Esqueça os 'Millennials' e os 'Baby Boomers'. A Geração X é que irá salvar o ambiente de trabalho". E, acredito que você (seja gestor em recursos humanos ou não), precisa disso - assim como eu. O artigo da cientista social e professora Mary Donohue foi publicado no Portal Huffpost Brasil no setor de comportamento e merece a nossa atenção:

Diante da loucura de nosso ambiente de trabalho nos dias de hoje, tem sido dito que toda resposta para as questões da vida pode ser encontrada na série de TV norte-americana The Brady Bunch.

Os nascidos na Geração X são os "Jan Bradys" do mundo do trabalho e, exatamente neste momento, estão gritando "Marcia! Marcia! Marcia!", mas ninguém está escutando.


Nas descobertas que publicamos em nosso Livro Branco, "The Marcia Moment", reconhecemos que a Geração X está espremida entre os chamados "baby boomers" (nascidos entre 1946 e 1964, depois da Segunda Guerra Mundial), que representam a linda e talentosa Marcia Brady, e as encantadoras "Cindy Bradys", que fazem parte da geração conhecida como "millennials" (nascidos entre 1980 e 2000).

Ninguém recebeu prêmios

Assim como nossa pesquisa e outros inúmeros estudos mostram, a Geração X foi demitida, ignorada e sofreu abusos durante todo século 21, além de ter sido ofuscada pelos "boomers" na segunda metade do século 20. Não foram mimados. Ninguém nunca colocava um adesivo "Bebê a Bordo" na janela do carro naquela época.

Minha mãe e sua amiga Ellen costumavam nos jogar em uma perua (sem cintos de segurança), fumavam cigarro e nos deixavam brincar na rua sem supervisão até a luzes se acenderem. Em uma viagem, o coitado do Denis caiu para fora da perua e nossos pais acharam engraçado (OK, todos achamos). Mas acabamos voltando para pegá-lo.
Eles passaram por mais recessões do que seus pais ou avós.
Uma pessoa da Geração X que se preze jamais recebeu uma medalha por participação; a maioria de nós recebia um pé na bunda se não participasse e, assim como nossos pais "boomers", nós apenas aceitávamos aquilo e seguíamos em frente.

A Geração X é o grupo mais incompreendido no ambiente de trabalho atualmente. Tem sido ignorado por causa dos brilhantes "boomers" antes deles e devido aos magníficos "millennials" que vieram depois.

A Geração X é seu ganha-pão. Passaram por mais recessões do que seus pais ou avós. Frequentemente são líderes executivos prestes a se tornar presidentes, mas não estão avançando no local de trabalho. Quanto mais próximos esses trabalhadores chegam perto dos 55 anos, mais seu conhecimento se torna incalculável para sua organização e clientes. São seu capital intelectual.


Exaustos e estressados

Em nosso estudo "Marcia Moment", analisamos dados de 6.500 pessoas. A Geração X está exausta. Se hoje fosse 1950 e alguém da Geração X entrasse em um consultório médico, ele ou ela seria hospitalizado por causa do estresse.
A Geração X precisa lidar com os "boomers" e com os "millennials" e está realmente cansada.
Capital intelectual

Sua organização está perdendo capital cultural com a aposentadoria dos "boomers". A Geração X possui seu capital intelectual. Se você não cuidar da Geração X, e este capital se esgotar, sua empresa terá dificuldade de recuperá-lo. Você ficará com uma força de trabalho sem inspiração e com uma base de clientes que desaparecerá.

Quando não é solucionado, o mal-estar da Geração X na força de trabalho corrói o entusiasmo e o comprometimento dos "millennials". Esse mal-estar pode ser atribuído ao fato de a Geração X já não se sentir valorizada. A Geração X é formada por gerentes, e nossos dados indicam que, se as organizações começarem a prestar atenção à relação entre a Geração X e os "millennials", o índice de desligamento de funcionários cairá em 50% e a produtividade aumentará em 11%.

Hoje, toda a discussão sobre o desenvolvimento da liderança está focada nos "millennials" e nos "boomers" prestes a se aposentar. Vamos ser honestos: na maioria das empresas, nenhum "millennial" será selecionado para um posto de comando, a menos que seja uma firma de internet ou de marketing; ainda assim, muitas dessas organizações estão gastando dinheiro para entender seus "millennials" e ajudar os "boomers" à medida que se aposentam. Como o Sr. e a Sra. Brady, empregadores inteligentes estão percebendo que precisam prestar mais atenção na Geração X.
A Geração X é a mais incompreendida no ambiente de trabalho A Geração X é a mais incompreendida no ambiente de trabalho Reviewed by Jonas Schell on maio 12, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.