Os homens estão dominando os Recursos Humanos

Tradicionalmente dominado por mulheres, o RH está ficando cada vez mais masculino. São homens que já pedem para mudar de carreira, atraídos pela crescente função estratégica e visibilidade que a área adquiriu.

Gestor em RH, Gestão de Pessoas, Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Dicas de Estudo, Inovação, Artigo

Foi em Paris, em julho de 2009, quando estava expatriado havia mais de dois anos, que o engenheiro Ilder Camargo, então diretor técnico de Stainless Europe da Aperam South America, recebeu o convite para assumir a diretoria de RH para o Brasil e a América Latina.

A mudança foi uma surpresa para o executivo que tinha trilhado toda a carreira em áreas operacionais. Dois anos e meio depois, o mesmo tipo de convite foi feito a Luiz Thomé de Souza, outro executivo que só tinha trabalhado em áreas de negócios ou corporativas até assumir o RH da empresa aérea Gol. No início de 2013, foi a vez de Paulo Miri, que trocou a vice-presidência de suprimentos pela de RH na Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos.

Doze anos antes, José Ricardo Amaro, diretor de RH da Unipar Carbocloro, do setor de cloro-soda e derivados, já tinha feito movimento parecido. Ele acabara de trocar 17 anos de experiência em auditoria por um cargo na área de pessoas da Brasil Telecom.

O movimento feito pelos quatro executivos tem acontecido com cada vez mais frequência nas companhias. Geralmente, o topo da empresa tem olhado para seus profissionais mais estratégicos e lançado a eles o convite para assumir a área de gestão de pessoas. A consequência curiosa dessa migração é que a área de recursos humanos — tradicionalmente feminina — está sendo dominada pelos homens.

De acordo com a pesquisa Top Executive Compensation, feita com 322 empresas pela consultoria Hay Group, a concentração de mulheres no RH vem diminuindo, especialmente quando consideramos o primeiro nível.

O estudo aponta que, em 2008, 21% das executivas participantes da pesquisa ocupavam a diretoria de recursos humanos. Em 2013, essa fatia caiu para apenas 14%. Sim, uma das explicações para esse fenômeno é o fato de mais mulheres terem optado por carreiras em outras áreas da empresa. Mas a principal razão da evasão feminina do RH é a busca da própria companhia por profissionais de outros setores — já dominados por homens — para assumir a gestão de pessoas.

Segundo Daniela Simi, diretora do Hay Group, há dez ou 15 anos o RH era muito mais feminino porque estavam lá pessoas oriundas do curso de psicologia, historicamente escolhido mais pelas mulheres. E isso mudou. Se, antes, os psicólogos — como lembra Daniela — eram os mais cotados para liderar a área, hoje os administradores de empresas — e entram aí também os engenheiros — são os preferidos.

Mudança de perfil

Segundo o último levantamento feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA) na pesquisa que dá origem ao Guia VOCÊ S/A, 24,7% dos líderes de RH são administradores de empresas. Em segundo lugar, aparecem os psicólogos e em terceiro — e crescendo — os engenheiros. Na relação dos 22 vencedores do Prêmio VOCÊ RH — Profissional do Ano (13 homens e nove mulheres), por exemplo, a maioria (sete profissionais) graduou-se também em administração de empresas. Apenas cinco fizeram psicologia — todas mulheres.

Rodrigo Saez, diretor de recursos humanos da Lenovo Brasil, que construiu toda a carreira em RH e acompanhou de perto essa transformação, acredita que a busca por uma nova formação de profissionais para assumir o RH é consequência da nova função que vem sendo exigida da área. Antes mais focado na relação humana, hoje o líder de RH precisa saber ler um planejamento estratégico e traduzir pessoas em números.

“Há 15 anos, éramos um departamento de pessoal que pagava férias e salário e cuidava do desligamento das pessoas”, afirma Saez. “Hoje, definimos métricas para avaliar resultados e pagar os profissionais por meritocracia, desenvolvemos competências e habilidades e fazemos a conexão de tudo isso com o entendimento do negócio.”

A busca pela diversidade nas áreas corporativas também contribui para a migração interna de profissionais. Há cada vez mais empresas estimulando a troca de pessoas entre departamentos. Além de mesclar perfis e juntar competências, esse movimento é usado como ferramenta de desenvolvimento — e, claro, estímulo para a carreira. “Nós trouxemos gente de negócios para cá e também colocamos pessoas de RH em outras posições”, diz Miri, da Whirlpool. Em sua área, os cargos de gerência e gerência-geral já são 54% ocupados por homens e 46% por mulheres.

Área mais atraente

Há ainda uma terceira e recente razão para essa invasão masculina no RH.

A partir do momento que a área de recursos humanos caminha para um lugar mais nobre nos corredores corporativos, ganha visibilidade e tem seu salário equivalente ao de outros setores, os homens também começam a se interessar mais por essa migração. Antes, segundo Renata Wright, gerente de divisão de RH da Michael Page, a área de RH era considerada o patinho feio das estruturas organizacionais, e os homens mais ambiciosos fugiam para as linhas de negócio — que ofereciam mais status e pagavam mais.

“O público masculino sempre foi mais arrojado e ambicioso, e, por isso, a área acabava ficando com mais mulheres”, diz ela. “Hoje, o RH passou a ser uma alternativa, e não apenas uma consequência na vida dos grandes executivos.”

Tanto é verdade essa afirmação que — se antes — os executivos eram convidados a mudar de área, e muitos se sentiam até contrariados com essa proposta, hoje, há quem peça para ir para o RH. Miri, da Whirlpool, foi um deles. Depois de quase três anos em suprimentos e uma carreira inteira em supply chain e logística, ele enxergou o RH como o melhor movimento de carreira. “Percebi que a gestão de pessoas influencia mais a entrega do que a eficiência técnica”, afirma.

O mesmo raciocínio teve Souza, da Gol, que não caiu de paraquedas na área. Ele já tinha acumulado experiência em fábricas da Ambev e negócios do Itaú Unibanco quando foi para a Gol montar uma diretoria de serviços compartilhados. Logo sinalizou para a companhia que gostaria de assumir o RH.

Engenheiro de produção e com indicadores na veia, seu sinal era mais do que a empresa esperava. “Eles já queriam alguém que não tivesse carreira tradicional na área, com visão e experiência em gestão de negócios”, diz Souza. Um ano depois, portanto, chegou o convite.

Linguagem de negócio

Apesar de a migração de homens de negócio para o RH ser uma tendência, isso não quer dizer que profissionais oriundos da área estão fadados a estacionar na carreira — sem assumir o topo da área.

Aqueles que estão começando em RH e desejam trilhar esse caminho devem saber, no entanto, que o perfil desse profissional mudou, e, se não passava pela cabeça ter de discutir processos, números e estatísticas, é melhor repensar sua trajetória. Os que já estão no meio do caminho também podem planejar o futuro na área — desde que, claro, aprendam a língua que todos estão falando hoje: a do negócio.

Matéria especial, publicada no site EXAME.
Os homens estão dominando os Recursos Humanos Os homens estão dominando os Recursos Humanos Reviewed by Jonas Schell on janeiro 14, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.