Conheça 10 dicas para ter uma gestão de sucesso

Um bom gestor deve ter uma formação que vai além dos conhecimentos técnicos. Entender todos os processos da empresa é uma questão fundamental para uma gestão de sucesso. Mas esse não é o quesito principal.

Antes de qualquer conhecimento prévio, um bom empreendedor precisa saber lidar com pessoas. É necessário ser capaz de influenciar os colaboradores de forma que eles encontrem dentro de si a motivação para atingirem os objetivos determinados pelas metas.

E confira outras dicas para ser um gestor de sucesso:

1. Comunique de forma clara e cuidadosa
É preciso motivar, trocar informações, fazer críticas. Tudo isso de forma a criar uma atmosfera de apoio entre os colaboradores.

2. Canalize a informação através dos canais corretos
Como gestor, você é um distribuidor de informação corporativa, filtrando o conteúdo de forma apropriada. É preciso mostrar uma visão geral da empresa, além de manter um bom repasse de informações dos projetos, a fim de promover visibilidade e reconhecimento da sua equipe dentro da organização.

3. Alinhe os Recursos Humanos pela estratégia da empresa
Toda a equipe deve conhecer e trabalhar pelo destino estabelecido pela empresa. É preciso que todos alinhem suas ações à missão e visão definidas. Por outras palavras, é preciso ter um plano. Depois, dirija as pessoas no caminho da missão corporativa.

4. Motive a sua equipe para atingir objetivos
Uma equipe motivada pode alcançar muito mais, com muito menos. A motivação não é apenas dinheiro e incentivos, apesar destes desempenharem um papel chave. Apesar de procurarmos auto-motivação nos membros da nossa equipe, ela também parte do líder, sob a forma de inspiração. Um bom kit motivacional é sempre essencial para isso.

5. Gestão de prioridades e de tempo
Cada um considera a sua tarefa como mais importante do que as atividades de outras pessoas. Os bons gestores exercem uma gestão de tempo disciplinada. É preciso gerir o seu próprio tempo e prioridades, evitando adiar atividades ou deixar para fazer sempre na data limite.

6. Monitore as atividades
Não adianta só distribuir tarefas, motivar as pessoas e depois esperar relatórios e indicadores de desempenho. É preciso agir no meio das atividades, para que os problemas não sejam detectados apenas no fim do projeto.

7. Avalie resultados
O resultado final do seu trabalho são os resultados da equipe. No entanto, as avaliações de desempenho nem sempre motivam e recompensam o mérito, como seria de esperar. Muitas vezes, são motivo de stress e de desânimo. Entretanto, as suas ações podem mudar a forma como a equipe vê as avaliações de desempenho. Por este motivo, é fundamental ter um acervo de testes de RH para equipar o seu dia a dia de avaliador.

8. Resolva conflitos
Os conflitos são stressantes – e ocorrem em todos os locais de trabalho. Apesar das nossas melhores intenções, eles não desaparecem. Ninguém gosta de trabalhar em ambiente de guerra, mas poucas pessoas têm formação em gestão de conflitos. Aprenda os princípios e as práticas da resolução cooperante de conflitos, demonstre essas capacidades e ensine-as à sua equipe.

9. Quando ser colega e quando ser gestor
Os gestores novos tendem a ser do tipo que arregaça as mangas e faz ele mesmo o trabalho, quando as circunstâncias o exigem. Muitas vezes, é mesmo necessário fazê-lo e não devemos ter medo de tomar a iniciativa. Mas não podemos fazer o trabalho de todos os membros da nossa equipe. Temos de focar nas nossas tarefas.

10. Atualize-se e esteja sempre estudando novas metodologias
Sempre é bom estar atualizado com estudos desta área que realmente muda a todo tempo. Uma boa gestão é sinônimo de uma gestão atualizada com as novas tendências, modernizada pelas tecnologias e de acordo com as novas necessidades do mercado e da organização. Para isso, estar sempre estudando é fundamental. Segue aqui uma listagem especial de cursos online para que você escolha e especialize-se na área mais desejada.

Texto retirado do Portal IOPEN.
Conheça 10 dicas para ter uma gestão de sucesso Conheça 10 dicas para ter uma gestão de sucesso Reviewed by Jonas Schell on maio 24, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.