25 de março de 2013

Como identificar habilidades através de uma entrevista de seleção?



Avalie na entrevista as seguintes habilidades:

PersuasãoExatidãoAuto Conhecimento
AnáliseAtenção ConcentradaVisão Estratégica
SínteseAtenção DifusaVisão Sistêmica
LógicaMemóriaVisão Intelectual
AbstraçãoSensibilidadeRaciocínio Matemático
PercepçãoControle EmocionalHumildade
DiscernimentoEnergiaHonestidade
EmpatiaCriatividadeSociabilidade
ComunicaçãoCortesiaOrganização
PerspicáciaAuto CriticaEstabilidade (Emocional)
FlexibilidadePaciênciaRapidez
Perseverança
 

Exemplificamos abaixo, algumas habilidades vitais para o adequado desempenho de vários cargos. O entrevistador deve avaliar a habilidade requerida para o cargo a ser preenchido, a fim de analisar através das respostas do entrevistado se o mesmo está apto ou não a assumir a função.

Habilidades analíticas:
  • Definir parâmetros de tarefas e fixar objetivos;
  • Colher dados relevantes de fontes apropriadas;
  • Identificar todos os fatores relevantes ou restrições;
  • Aplicar raciocínio lógico para determinar relações entre variáveis;
  • Desenvolver conclusões orientadas para resultados empresariais;
  • Testar suposições, observar resultado e incorporar revisões e correções.

Assertividade e entusiasmo:
  • Perseguir metas e orgulhar-se em conseguir cumpri-las;
  • Tomar iniciativa, persistir nas tarefas e manter um alto nível de energia;
  • Demonstrar autoconfiança e atitudes positivas em relação a si mesmo e a outros;
  • Aceitar riscos e participar de situações de competição;
  • Expressar necessidades pessoais e organizacionais de maneira positiva e construtiva.

Habilidades burocráticas:
  • Usar equipamento de escritório, tais como: micro computador, máquina de xerox, calculadoras, etc...
  • Demonstrar conhecimento de formatos comuns para correspondências e relatórios;
  • Manter atenção para detalhes;
  • A partir de rascunhos, produzir cópias finais corretamente digitadas;
  • Desenvolver e usar sistemas de arquivo e banco de dados;
  • Conhecimento da ferramenta office.

Habilidade organizacional:
  • Planejar, organizar e controlar atividades prioritárias;
  • Estabelecer cronogramas, roteiros ou quotas;
  • Coordenar recursos para o atingimento dos objetivos;
  • Trabalhar sozinho e em grupo;
  • Aceitar mudanças sem perder a compostura ou eficiência.

Habilidades manuais:
  • Conhecer e usar ferramentas ou equipamentos com desembaraço e economia de esforços;
  • Manter os equipamentos e a área de trabalho limpos e asseados;
  • Prevenir e evitar acidentes;
  • Fazer tarefas mecânicas como requeridas, tais como: soldagem, medição e outros...

Habilidades matemáticas:
  • Ter segurança para trabalhar com números e estatísticas;
  • Executar cálculos;
  • Formular sistemas de medição e mensuração;
  • Fazer previsões, orçamentos e/ou relatórios quantitativos.

Responsabilidade e maturidade:
  • Manter prazos estabelecidos enquanto investiga cada tarefa com profundidade e precisão;
  • Implementar ou trabalhar de acordo com a política organizacional, relacionando esforços pessoais aos da organização;
  • Manter compostura, efetividade e flexibilidade quando sob pressão;
  • Encorajar o fluxo de informações sobre decisões, problemas e sucessos.

Habilidade para tomada de decisões:
  • Perceber cada desvio no trabalho como oportunidade para tomar decisões;
  • Colher informações e utilizar recursos de várias fontes;
  • Perceber e avaliar alternativas;
  • Analisar o impacto de decisões compatíveis com as metas organizacionais;
  • Suportar decisões com provas e raciocínio lógico.

Conhecimentos técnicos:
  • Demonstrar conhecimentos de princípios e teorias aplicadas às tarefas;
  • Ler publicações técnicas, especificações, etc..., requeridas na função;
  • Demonstrar conhecimentos de tendências, problemas e inovações referentes ao ramo de atividades.

Habilidade intelectual:
  • Analisar e resolver problemas;
  • Processar informações oriundas de várias fontes;
  • Desenvolver novas idéias, produtos, soluções, entre outras;
  • Compreender rapidamente novos conceitos, abordagens ou sistemas;
  • Organizar ou reorganizar informações de maneira original;
  • Aplicar criatividade e imaginação.

Habilidades interpessoais:
  • Trabalhar em regime de cooperação com grupos heterogêneos;
  • Comunicar-se com cliente, o público e os colegas de trabalho;
  • Reconhecer seus pontos fortes e fracos e os dos outros;
  • Ganhar a confiança e credibilidade dos outros;
  • Mostrar sensibilidade apropriada aos sentimentos de outros;
  • Enfocar tarefas e desempenho ao invés de personalidade.

Habilidade de comunicação:
  • Saber ouvir;
  • Responder clara e diretamente;
  • Usar vocabulário apropriado à situação;
  • Preparar relatórios claros e concisos;
  • Receber instruções orais e escritas;
  • Descrever ou explanar informações, conceitos, idéias e instruções para outros.
Fonte: Partner Assessoria e Consultora