Falando um pouco mais sobre Startups


Já faz algum tempinho, que venho batendo na mesma tecla aqui no Blog de Gestão em Recursos Humanos, "startup". Você sabe o que é? Por que existem? Como sobrevivem? (Eu sei que parece reportagem do Globo Repórter da Rede Globo, rsrsrs).

Mas, o assunto é febre nacional e você como um bom gestor de pessoas, atualizado, sempre cheio de novidades e conhecimento, precisa saber sobre isso.

VEJA O QUE É UMA STARTUP?

Em material especial do Portal Terra Empreendedorismo, startup foi definida e debatida entre pessoas que realmente entendem do assunto. Vamos ver um pouquinho mais sobre esse assunto.

Segundo a Associação Brasileira de Startups, é classificada como tal - uma empresa com base tecnológica e modelo de negócio escalável, que possui elemento de inovação e opera sob uma condição de incerteza.

Essas empresas, geralmente recém-criadas e em fase de exploração do mercado, podem se tornar um sucesso em pouco tempo, ou virar apenas uma ideia fracassada. De acordo com a associação, no Brasil existem cerca de 10 mil empresas desse tipo.

Mas como montar uma startup de sucesso?

Para responder essa pergunta, o Terra conversou com os três vencedores do Programa Locaweb Startup: Diego Reeberg, da Catarse, Felipe Schepers, da Heap Up, e Thiago Taranto, da Taxei.

Veja as dicas dos empreendedores.

1. Espalhe as ideias

Mais importante do que ter uma ideia para montar uma startup é trabalhar a divulgação dessa ideia. "Não tenha receio de espalhar", sugere Diego Reeberg, fundador da Catarse, empresa brasileira de crowdfunding. "Conte para todo mundo o que você quer fazer, converse com as pessoas."

A comunicação ajuda a ter um retorno do mercado. "A gente começou um blog sobre crowfunding dois meses antes do Catarse. Podia ser uma maneira de alertar concorrentes, mas foi um modo de gerar tráfego para aquilo que a gente estava criando", conta Diego.

2. Escutar aos outros

Uma vez que a ideia tenha se difundido, é precisou prestar atenção no que os outros têm a dizer. "Tem que ter humildade, saber ouvir e encarar que quem está falando aquilo. Pode até não ter razão, mas tem que respeitar e digerir, para ver se faz sentido ou não", avisa Felipe Schepers, responsável pela Heap Up, empresa de pesquisas online.

"Tivemos feedbacks bem diferentes, que foram agregando para formatar o caminho, mudar a rota."

3. Cuidado ao escalar o time

Como em toda empresa, é preciso de critério na hora de escolher a equipe de trabalho. Não são todos os perfis que se encaixam no desafio de montar uma startup.

"O principal é encontrar pessoas apaixonadas por empreendedorismo," alerta Thiago Taranto, fundador da Taxei, site de demanda coletiva. "Pessoas com uma visão de funcionário podem não ser legais para uma startup.

4. Requer dedicação e muito tempo.

Tem que estar junto no barco, vestindo a camisa como sócio." Tempo é dinheiro Não é preciso ter pressa para colocar a ideia no ar, mas, por outro lado, uma boa dica é não ficar segurando por muito tempo.

"Não é para ficar enrolando para fazer a coisa mais perfeita do mundo", avisa Diego. "Tem que saber o que precisa de funcionalidades para ter público, para que as pessoas possam experimentar. Você tem que fazer o produto mínimo viável e colocar para rodar".

5. Inovação não é tudo

Quando se fala sobre startup, uma das questões abordadas é sempre a inovação.

Porém, é preciso cuidado para que isso não limite o projeto. "Sou daqueles que prefere pegar uma ideia já existente e fazê-la acontecer muito bem, do que pegar uma coisa totalmente nova", comenta Diego.

Mesmo que a invenção seja única, o principal é colocar a mão na massa. "A ideia é 5% do processo. Os outros 95% é muito trabalho", afirma Thiago.

Fonte: Portal Terra Economia Empreendedorismo.
Falando um pouco mais sobre Startups Falando um pouco mais sobre Startups Reviewed by Jonas Schell on janeiro 09, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.