10 de novembro de 2010

A generosidade no ambiente de trabalho

Ter generosidade na relação com os públicos internos e externos da empresa é saber compartilhar o conhecimento e a informação. Algumas pessoas são tão generosas que estão sempre disponíveis para pagar um café, dar abraços, presentes e dividir o que tem de mais precioso: o saber. Enquanto outras estão sempre fechadas, caladas, desconfiadas.

Não me refiro à ajuda financeira, de dinheiro ou bens, mas dar um pedaço do tempo, da vida, do saber, do querer bem. Eis uma palavra mágica: compartilhar emoções, informações, conhecimento, experiências, vivências, futuro, histórias, sonhos, medos, anseios.

Como já dizia Raul Seixas: “Sonho que se sonha SÓ é sonho; sonho que se sonha junto é realidade”.

Compartilhar o conhecimento no ambiente de trabalho é ajudar e ensinar as técninas e funções aos novos e outros colaboradores, ouvir e ter paciência ao tempo do outro. Quanto mais generoso, melhor comunicador se torna. Multiplique o conhecimento e saiba também aprender. As pessoas, na maior parte das vezes, têm sempre alguma mensagem a transmitir.

Lembre-se: o verdadeiro comunicador-profissional compartilha o que sabe e está sempre pronto a ouvir e aprender.

Artigo de Thais Alves, que é comunicadora, jornalista, radialista, apresentadora dos programas "Soluções Criativas" e "Tudo é Comunicação" na Jovem Pan Online.

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