Conhecendo melhor o consumidor

A palestra Mentes que não mentem, realizada na quinta-feira (4/11) na Imed/Cetra, colocou em pauta os desafios para o conhecimento do comportamento do consumidor. O professor Kenny Basso apresentou os conceitos fundamentais para se compreender o processo de compra. “O consumidor continua decidindo a compra da mesma forma. O importante é compreender a mente dele, pois as atitudes não expressadas, muitas vezes, são mais importantes que as expressas,” afirma o especialista.

Partindo dos pressupostos básicos que motivam o estudo do comportamento do consumidor, Basso destacou a importância desse tipo de pesquisa para a riqueza de um país, pois conhecer mais sobre o consumidor é fator determinante para a saúde econômica das pessoas. Um estudo nesse sentido determina o sucesso de ações de marketing, auxilia na educação dos indivíduos enquanto consumidores, inclusive, na formação de políticas públicas para ampliar o consumo e as receitas.

O cenário atual de elevada competição orienta o foco das empresas para o consumidor. Conhecer o que influencia sua compra, diante das tantas opções que ele (o consumidor) encontra hoje, é o desafio. “Os consumidores usam os produtos como símbolos, para se conectar com as pessoas. É preciso conhecer melhor como as pessoas estão construindo esse significado e como isso importa no cosumo,” ressalta Kenny Basso.

As emoções, os sentidos e as experiências definem seu comportamento de compra e o futuro da relação com as marcas com as quais o consumidor interage. Na era da informação, na qual a internet é a grande multiplicadora, a avaliação de alternativas está na mão do consumidor, e as empresas precisam estar atentas para a forma como esse novo consumidor está processando as informações.

"A Imed/Cetra tem atendido minhas expectativas em relação ao serviço e aos palestrantes (instrutores). São excelentes trazendo conteúdos ricos em informações."

Letícia Grycak de Castro, nossa colega e representante do Hospital Moinhos de Vento; com o professor Kenny Basso.

DICA: Saiba tudo sobre a habilidade de vendas, o valor do relacionamento dentro do ambiente de venda e a importância da motivação nesta área.
DVD O VENDEDOR IRRESISTÍVEL
Conhecendo melhor o consumidor Conhecendo melhor o consumidor Reviewed by Jonas Schell on novembro 09, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.