Planejamento Estratégico com Uso do Balanced Scorecard

“Imagine-se entrando na cabine de um moderno avião a jato onde houvesse apenas um único instrumento. Como você se sentiria após a seguinte conversa com o piloto:

P: Não imaginei que você pilotasse o avião com um único instrumento. O que ele mede?
R: A Velocidade do ar. Estou controlando rigorosamente a velocidade do ar nesse vôo.

P: Ótimo. A velocidade do ar deve ser importante. Mas, e altitude? Um altímetro não ajudaria?
R: Aprendi a controlar a altitude nos últimos vôos e já sou um mestre nisso. Agora tenho que prestar a atenção na velocidade do ar.

P: Mas você não tem sequer um medidor de combustível. Não seria útil?
R: Claro; o combustível é importante, mas não consigo me concentrar em tantas coisas ao mesmo tempo, por isso, neste vôo minha preocupação é com a velocidade do ar. Quando aprender a dominá-la tão bem quanto a altitude, vou me dedicar ao consumo do combustível nos próximos vôos”.
( KAPLAN, Robert S., NORTON, David P.- A Estratégia em Ação, p. 01 Edit. Campus, Rio de Janeiro, 1997)

Será que depois dessa conversa com o piloto alguém embarcaria nesse avião? Acredito que de sã consciência ninguém se arriscaria tanto não é? No entanto muitos são os que embarcam num empreendimento apenas com um mínimo de informação sobre o que fazer ou como decolar esse empreendimento.

O mundo vem numa crescente de mudança muito acelerada. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Nos últimos cinqüenta anos fez-se e criou-se muito mais do que em toda a história da humanidade.

Hoje vivemos num mundo globalizado onde a informação faz muita diferença. Há alguns anos atrás, não muito tempo, qualquer empresa existia para suprir seus próprios interesses, fabricavam um produto de acordo com suas condições e “enfiavam goela abaixo” para os consumidores que na época não tinham muitas opções, e uma declaração de Henry Ford, o rei do automóvel, ilustra muito bem este fato: “todos podem escolherem a cor do carro que quiserem desde que ele seja preto”.

Porém com o advento da globalização o mundo tornou-se pequeno, a concorrência tornou-se acirrada e a quantidade de produtos similares cresceu de uma forma gigantesca. Diante deste cenário as empresas para sobreviverem precisaram se adaptar as mudanças, o número de clientes aumentou de forma geométrica, hoje os clientes estão espalhados pelo mundo a fora e tornaram-se muito mais exigente do que eram.

Nesse ínterim as organizações pararam de olhar para o próprio umbigo e passaram a trabalhar focada no cliente, para satisfazer as suas necessidades. Para conseguir esse objetivo foi necessário se profissionalizar e buscar maneiras de planejar o negócio de forma eficiente e eficaz, e esse aperfeiçoamento acabou por gerar lucro e crescimento para os acionistas e todos os envolvidos com a empresa.

Por muito tempo as organizações com mais atenção no macro ambiente e com vontade de crescer faziam seus planejamentos estratégicos, para poder ter um mapa no qual seria sua bússola de navegação. No entanto, esse planejamento estratégico tradicional sempre teve como base os indicadores financeiro como termômetro para saber se existia progresso ou não, e, isso tinha um fim em si mesmo.

Pois era uma visão voltada somente para o desempenho financeiro. Claro que , nenhuma empresa sobrevive sem o lucro e esse deve ser o objetivo de qualquer uma. Porém a partir da década de1990, dois estudiosos , Robert Kaplan e David Norton após várias experiências com empresas norte americanas acabaram por criar uma ferramenta de gestão estratégica chamada BALANCED SCORECARD- BSC, e que é considerada a melhor ferramenta de Gestão Estratégica dos últimos 75 anos. E em que consiste essa ferramenta? Essa ferramenta gerencial vem auxiliar o Planejamento Estratégico tradicional e esclarecer e traduzir a missão, os valores e a visão da empresa para todos, dentro da organização de uma forma que todos entendam e sintam-se, envolvidos e comprometidos com o desenvolvimento do planejamento definido.

O BSC busca criar e estabelecer medidas de desempenhos através de quatro perspectivas dentro da empresa que são: Perspectiva Financeira, Perspectiva do Cliente, Perspectiva dos Processos Internos e Perspectivas do Aprendizado e crescimento. A partir disso desdobram-se os objetivos macros em objetivos individuais e pessoais levando em consideração as seguintes perguntas para cada quadrante:

1. PERSPECTIVA FINANCEIRA: para sermos bem sucedidos financeiramente como deveríamos ser visto pelos nossos clientes?

2. PERSPECTIVA DOS CLIENTES: para alcançarmos nossa visão, como deveríamos ser visto pelos nossos clientes?

3. PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS: para satisfazermos nossos acionistas e clientes, em que processos devemos conseguir a excelência?

4. PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO: para alcançarmos nossa visão, com sustentaremos nossa capacidade de mudar e melhorar?

O Balanced Scorecard é um novo instrumento que integra as medidas derivadas da estratégia. Sem menosprezar as medidas financeiras do desempenho passado. Porém o verdadeiro poder do Balanced Scorecard ocorre quando deixa de ser um sistema de medidas e se transforma em um sistema de gestão.

Com a adoção do Balanced Scorecard, as empresas constatam que ele pode ser utilizado para:

* Esclarecer e obter consenso em relação a estratégia.
* Comunicar a estratégia a toda a empresa.
* Alinhar as metas departamentais e pessoais à estratégia.
* Associar os objetivos estratégicos com metas de longo prazo e orçamentos anuais.

Tenho certeza de que quanto mais difundido for o BALANCED SCORECARD, mais estaremos contribuindo para o crescimento e excelência das organizações, principalmente as de pequeno e médio porte e com isso gerando lucro e conseqüentemente criando riqueza a todos os envolvidos.


Artigo do colunista Adir Antônio do Portal Instituto Progredir.
Planejamento Estratégico com Uso do Balanced Scorecard Planejamento Estratégico com Uso do Balanced Scorecard Reviewed by Jonas Schell on agosto 02, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.