Seja um vencedor

http://www.sucessoecultura.com/images2/vencendo.jpg

Todos nós nascemos para ser vencedores e competitivos. E se isto não ocorre com você é porque alguma coisa o está impedindo.

A primeira e grande batalha deve ser travada dentro de cada um de nós. Quando os paradigmas, ou melhor, o modo das pessoas verem as coisas e o mundo não corresponde à realidade, as conseqüências serão sempre negativas. Precisamos a todo instante questionar aquilo que julgamos ser verdade absoluta.

Ao longo de nossas vidas recebemos influências diversas, sobretudo da família, escola, religião, amigos, colegas, televisão e da sociedade em geral. Ficamos, por conseguinte, vulneráveis a colocar em nossas cabeças modelos mentais nem sempre corretos. O problema maior é que pensamos que são absolutamente verdadeiros e, a partir daí, reagimos ou nos comportamos conforme essas falsas verdades. Este é o nosso grande perigo.

Na vida as pessoas estão a cada momento usando seu poder de escolha. Escolhemos o que vestir, o caminho a seguir, para onde ir, com quem sair, a outra pessoa para viver ou casar, o que fazer no dia-a-dia, em quem votar etc.

Esse é o maior poder que possuímos. A liberdade de escolha é, muitas vezes, desprezada ou esquecida. E passamos a dar respostas sem ouvir a nossa mente. Simplesmente, baseados em influências, circunstâncias ou mesmo estimulados por um colega, família ou televisão. Temos que passar a ouvir sempre a nossa consciência.

Em essência somos seres proativos. Isto significa que a responsabilidade pelo comportamento e atitude é de cada pessoa.

Precisamos estar preparados para abraçar as oportunidades que surgem. E, se estas não aparecerem, termos a capacidade de as criar.

Na vida nunca existe sorte ou azar. Também não se tem derrotas. Temos resultados, que podem ser positivos ou negativos. E o principal segredo para conquistar resultados positivos está contido na palavra trabalho. Quando este é executado com visão, estratégia, disciplina, inteligência emocional e foco, a vitória é certa.

Há duas ferramentas poderosas que nos dirigem: o relógio e a bússola. O primeiro representa nossos compromissos, as reuniões, os horários, as metas e as atividades. A segunda representa nossa visão, valores, princípios, missão, consciência, direção – o que achamos importante e como conduzimos nossa vida.

Temos que utilizar essas ferramentas na sequência devida: primeiro a bússola e, em seguida, o relógio. Isto nos dará a certeza de que estamos realmente fazendo as coisas que nos são mais importantes para depois fazer bem feito.

EDINALDO MARQUES: Engenheiro Civil, Professor da Ufal, Mestre em Administração, Consultor e Palestrante.

Fonte: Administradores - Portal de Administração
Seja um vencedor Seja um vencedor Reviewed by Jonas Schell on janeiro 25, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.