Taylorismo e Fordismo


O Taylorismo separou o gerenciamento da execução. No mercado de trabalho podemos dizer que criou-se o segmento gerencial e o segmento operacional. A análise científica do trabalho permitiu rever os processos produtivos de forma a aumentar a produtividade.

Ford aplica os conceitos de Taylor em sua linha de montagem, exigindo a máxima produtividade uma vez que o trabalho estava fragmentado e que cada operário realizaria uma tarefa específica e repetitiva. Desta forma foi exigido cada vez mais do trabalhador. Uma vez definido que o trabalhador não precisa mais possuir habilidades maiores do que aquelas exigidas por uma determinada posição na linha de montagem, o seu salário tende a decrescer na mesma proporção em que estas tarefas são simplificadas neste processo.

Não há mais a valorização do profissional que dominava o processo produtivo. A alienação do homem com relação ao seu trabalho permite que o capitalista dite as regras deste jogo e imponha os valores a serem pagos na forma de salário ao trabalhador.

Uma vez que o segmento operacional não detém conhecimento dos processos produtivos, ele é facilmente substituível, tornando o operário uma "peça da engrenagem" no sistema de produção.

Lourdes Engel
Taylorismo e Fordismo Taylorismo e Fordismo Reviewed by Jonas Schell on novembro 13, 2009 Rating: 5

Um comentário:

  1. OI JONAS,
    GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO QUE TODOS OS TEXTOS, COMENTÁRIOS E IDÉIAS QUE TU COLOCA AQUI NO BLOG SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA E ACRESCENTAM MUITO EM TUDO QUE ESTUDAMOS, DANDO SEMPRE, É CLARO, UMA "FORÇA" EXTRA PARA NOS LOCALIZARMOS...NÃO SOMENTE NAS AULAS, MAS EM TODOS OS ASSUNTOS RELACIONADOS A GRH E OUTROS...
    UM BEIJÃO
    CAU

    OBS:NÃO DESISTE DA GENTE NÃO!!!RSRSR

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.