Chá?! Chá nada! Charme!

“O tempo é o bem mais precioso que você possui.”
Taniguchi

Quantos artigos você lá leu que começa assim: “No mundo globalizado...” ou então “Os desafios da globalização...” e por aí vai? Algumas vezes também você já leu que é necessário ao profissional ter, o que se chama na linguagem administrativa, de CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Mas só o chá não dá mais para engolir, é preciso ter CHARME. E ao CHA já conhecido, incluo o R de Responsabilidade, o M de Métodos e o E de Enxergar. São qualidades necessárias aos profissionais e também às empresas.

Para esse novo – ou renovado – profissional competitivo e requisitado no mercado são necessários Conhecimentos, que ele vai adquirindo ao longo da sua vida, quer seja de forma regular – através de curso superior, MBA, especialização e outros - mas também pelo conhecimento da prática, da vida, dos erros. Também continua sendo destacável sua maneira de se relacionar com o mundo, ou seja, seu conjunto de Habilidades. E as mais solicitadas são para liderar pessoas, comunicar-se corretamente com o mundo, ser gentil e educado com parceiros, colegas, fornecedores, chefes e outras pessoas com quem lide. Ou seja, é aplicar o conhecimento adquirido de forma positiva.

Suas Atitudes também denotarão se esse profissional é ou não diferente – e melhor que outros: sua honestidade, ética, capacidade de trabalhar em equipes, enfim, o perfil do profissional com quem estamos lidando e que mais dia menos dia irá se revelar aos outros.

Mas em tempos modernos, como disse no início do artigo “No mundo globalizado” – com os desafios da destruição do planeta e das crises que aparecem vez ou outra para fazer com que nossa capacidade tenha que ser posta à prova, o CHA tem que ser transformado em CHARME e deixar fluir mais algumas qualidades.

O “R” de RESPONSABILIDADE, refere-se sua postura com relação aos destinos que seu trabalho, produto ou serviço terá para o presente e o futuro da humanidade das pessoas. Responsabilidade para com pessoas significa ter o conhecimento que seu colaborador na empresa precisa ter suas necessidades satisfeitas e ainda precisa estar motivado para trazer mais resultados. Itens como qualidade de vida, capacitação e motivação devem ser preocupações constantes de quem lidera. Responsabilidade para com o futuro refere-se à sustentabilidade do seu negócio. Não deixar a conta para a geração futura faz parte das qualidades que devem emanar do administrador moderno. Utilizar de forma racional os recursos – quer sejam naturais ou não – deve fazer parte do planejamento da empresa. Deve ser partilhado por todos, em todos os níveis, desde o Conselho de Administração passando pelo chão de fábrica e até a cobrança dos nossos fornecedores. Economizar, reciclar, reutilizar, racionalizar são verbos a serem conjugados por todos.

MÉTODOS referem-se às formas, ou às novas formas de fazer, à inovação. Buscar a inovação não é somente tarefa dos centros de pesquisa. Deve ser dentro das empresas, para cada vez mais melhorar o produto final, agregar valor para acionistas, clientes, colaboradores. E buscar esses novos métodos também deve fazer parte do dia-a-dia, cooptando a participação de todos.

Finalmente o “E”, de ENXERGAR, refere-se à visão, de como você – ou sua empresa – querem estar lá na frente. Ter um sonho. Conversando com o apresentador do programa de empreendedorismo “Estado de Excelência”, Raimundo Ribeiro Martins, falávamos da necessidade que temos – como profissionais ou empresários – de sonhar, de visualizar um futuro melhor. Esse enxergar passa por conhecer sua ‘marca’ agora e saber como você a quer no futuro, e ir acompanhando essa trajetória, não deixando de ajustar o rumo, quando necessário. É ler sobre tendências e participar delas, é aprender também e adaptar-se ao futuro.

Enfim, não basta só ter Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Para os novos tempos, é preciso ter um pouco mais, é preciso ter Charme, incluindo aí a Responsabilidade, os métodos e o enxergar. Fique com Deus e até breve!

*Zenaide Carvalho, Escrito em 18/08/2009.
Administradora, Contadora e Instrutora de Treinamentos
www.zenaidecarvalho.com.br
Chá?! Chá nada! Charme! Chá?! Chá nada! Charme! Reviewed by Jonas Schell on novembro 25, 2009 Rating: 5

Um comentário:

  1. Gostei muito desta sua perspectiva da - permita-me usar esta forma de apresentar o tema - Avaliação do Empenho, ou seja gosto do conceito de CHARME associado à Avaliação de Pessoas com responsabilidade por Pessoas e Processos.

    Tenho estado a desenvolver uma ferramenta com base no CHÁ e, ao ler agora este seu post, encontrei a luz que sentia estar em falta.

    De facto, à ferramenta de Avaliação produzida, apesar de se ter demonstrado como boa num primeiro exercício, estavam a faltar algumas áreas importantes que, agora, vejo tratadas com CHARME.

    Pergunto-me se quer apoiar-me no desenvolvimento do método que aplico e se permite que use o seu conceito de CHARME no futuro.

    Aguardo notícias, mas não quero ir sem dizer:

    PARABÉNS!

    e

    OBRIGADO!

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