Gestão em Recursos Humanos

É uma atividade executada pelo departamento de recursos humanos com a finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado recursos humanos ao conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Mas o mais freqüente deve chamar-se assim à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.

O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização. A Gestão de pessoas é uma atividade a ser executada por todos os gestores de uma organização, contando com o apoio do setor de recursos humanos, com a finalidade de alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização. Apesar da disseminação em tempos recentes dos cursos de gestão de pessoas, tal prática ainda é confundida com uma atividade restrita ao setor de recursos humanos.

A gestão por competências tem o objetivo de fornecer à área de recursos humanos e gestores das empresas ferramentas para realizar gestão e desenvolvimento de pessoas, com clareza, foco e critério. Essas ferramentas são alinhadas às atribuições dos cargos e funções de cada organização.

Sub-sistemas da gestão por competências

Mapeamento e mensuração por competências

Através do mapeamento e mensuração por competências são identificados os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a execução das atividades de um cargo ou função e mensurados os graus ideais para cada grupo de competências que uma pessoa que assuma o cargo ou função deve ter para atingir os objetivos da empresa.

Seleção por competências

Por meio da seleção por competências, são realizadas entrevistas comportamentais, visando identificar se o candidato possui o perfil ideal para a vaga de emprego.

Avaliação por competências

Através da avaliação por competências, é verificado se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma corporação estão alinhados ao perfil ideal exigido pelos cargos e funções.

Plano de desenvolvimento por competências

Por meio do plano de desenvolvimento por competências, se busca aperfeiçoar e potencializar o perfil individual de cada empregado através de ações de desenvolvimento.

Gestão em Recursos Humanos Gestão em Recursos Humanos Reviewed by Jonas Schell on outubro 20, 2009 Rating: 5

2 comentários:

  1. OLÁ

    PARABÉNS PELA BELA PÁGINA,RICO CONTEÚDO E BONITO BLOG,CONVIDO-LHE A CONHECER O BLOG ESPIRITUALIDADE E MENSAGENS
    http://espiritualespiritualidade.blogspot.com/
    http://espiritualidades.multiply.com/
    NESSE BLOG VOCÊ IRÁ ENCONTRAR ALÉM DE TEXTOS ESPIRITUALISTAS,ENCONTRARÁ TEXTOS DE EMPREENDEDORISMO,AUTO-AJUDA E CONHECIMENTOS.
    QUE DEUS LHE ILUMINE,QUE HOJE SEU DIA SEJA PRÓSPERO E ILUMINADO,QUE DEUS REALIZE SEUS SONHOS E CONCRETIZE SEUS PROJETOS COM A GRAÇA E A HONRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

    ATENCIOSAMENTE
    JÉSSICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, tudo bem? Fico contente que tenha gostado do nosso blog e podemos fazer uma parceria com o seu blog, trocando links ou banners. Se tiver interesse, entre em contato comigo. Abraços!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.