10 Dicas para ser um gestor ideal - trabalhando em home office


Nos últimos dias, trabalhar em casa virou a realidade de milhares de gestores e muitos outros profissionais, das mais diferentes áreas. Para alguns, é um sonho que se torna realidade, para outros, o início de um pesadelo.

Não ter horários fixos, não precisar usar uniformes, sem àqueles sapatos apertados e muitas vezes, na comodidade de seu sofá, o trabalho realizado dentro de casa definitivamente soa como uma das poucas saídas para o momento pandêmico que estamos ultrapassando. Não sabemos quanto tempo esta pandemia poderá durar, mas sabemos que é necessário realizarmos um trabalho ainda mais efetivo, como gestores destas "equipes de home office" que está sendo apresentada.

Em momentos como o que estamos vivendo agora, a capacidade de trabalhar de maneira remota pode significar uma tranquilidade maior para quem se sentir ansioso pelo fato de ter que se locomover no transporte público, trabalhar em edifícios com escritórios cheios de pessoas ou inclusive transmitir a doença para outra pessoa sem tomar conhecimento.

Mas, como trabalhar em casa com todas essas diversidades e continuar sendo um bom gestor?

Sabemos que navegar um pouco pelo Facebook, ver sua série favorita no Netflix ou simplesmente passar todo o dia na cama pode ser uma verdadeira tentação quando se está em casa, e isso não é diferente quando você é um gestor de uma equipe de trabalho, pelo contrário, você precisa lidar com essas distrações, a nível coletivo - pois, o seu grupo também sofre por essas "tentações" que insistem em tirar seus colaboradores da produtividade.

A ideia principal deste post é fornecer ferramentas para que você e sua equipe consigam um nível qualitativo de conexão e sinergia, e com isso, possam trilhar o melhor caminho para o trabalho em equipe, mesmo que home office.


As dicas para ser um gestor ideal em tempos de "home office"

Abaixo, vou listar dez dicas que separei para enriquecer o seu trabalho como gestor, mesmo que a sua equipe atualmente, esteja trabalhando em suas residências.
  1. Destine tempo para o contato cara a cara: Embora haja ocasiões em que é importante reunir a equipe inteira, a videoconferência é a melhor solução, pois neste momento não é recomendável ter contato pessoal. Pois, ver o rosto de cada integrante da equipe ajuda a gerar um sentimento maior de contato, independente do lugar em que cada pessoa se encontra. Ver os gestos de cada um enquanto falam, sorriem e ouvem ajuda a equipe a ter um bom sentido do tom, os estilos de comunicação e do humor, e pode ajudar a que todos se compreendam melhor quando se comuniquem por e-mail e mensagens de texto. Além disso, ver a equipe, mesmo que de forma virtual, ajudará a todos a sentir uma conexão maior.
  2. Ensine a preparar a lista de tarefas: Preparar uma lista de coisas para fazer antes de começar a semana pode ser muito valioso para trabalhar em casa e ser produtivo e, isso não é diferente com a sua equipe de trabalho. No entanto, é muito importante que você entenda, que trabalhar em casa, pode ser algo totalmente novo para os seus colaboradores, e com isso, eles precisem de auxílio seu extra, ou seja, alguns deles podem não saber lidar com essa "liberdade" de horários, desta forma, é importante mostrar e ensinar a equipe a fazer um bom planejamento de suas tarefas, criando uma lista de solicitações, e mostrando a prioridade de cada setor, dia ou projeto. Mostre como preparar uma lista adaptada ao ritmo de trabalho de cada um, ensine como priorizar as atividades mais importantes, segundo a sua importância. Assim, você poderá dividir as suas tarefas maiores em várias tarefas menores, envolvendo a sua equipe de trabalho.
  3. Faça um grupo para bate-papo: Utilize o whatsapp, o telegram ou qualquer outro aplicativo de bate-papo online, para manter os integrantes do seu grupo "falantes" e ativos. Assim, eles poderão trocar ideias, desabafar e receber pequenas orientações de forma prática, leve e sem roteiros complexos para àqueles solicitações do dia a dia.
  4. Vislumbre horários diferenciados com moderação: Saiba proporcionar opções de trabalho flexíveis, como variação nos horários. Pois, poder trabalhar de maneira remota e evitar uma longa viagem diária são benefícios que podem oferecer aos integrantes da sua equipe um maior controle sobre suas vidas e com isso podem flexibilizar e aumentar a satisfação no trabalho e a lealdade. Saiba estabelecer os horários de início e término, fazendo com que o resto da equipe faça o mesmo, mas não seja um general. Pois, você poderá verificar que, os colaboradores possuem realidades e ritmos diferentes e, com isso, podem na medida do possível, ter horários diferenciados.
  5. Mostre um propósito ou objetivo central para a sua equipe: Quando você consegue mostrar uma luz no fim do túnel ou o pico da montanha para a sua equipe, é certo que esta irá acompanhar os seus passos com maior fidelidade, motivação e força. Por tanto, é o momento necessário para você estudar o objetivo central da sua equipe de trabalho e com isso explanar o propósito da existência desta equipe. QUERO ESTUDAR SOBRE O PROPÓSITO.
  6. Faça um coffee break virtual: Trabalho remoto não precisa ser sinônimo de isolamento. Se a principal queixa dos colaboradores durante a quarentena é a falta de interação na hora do cafezinho, que tal começar a praticar o chamado coffee break virtual? Funciona mais ou menos assim: as equipes fazem a pausa no mesmo horário e se reúnem para o café usando chamadas de vídeo. Então, os membros da equipe podem fazer uma pausa e conversar entre si. Os funcionários são incentivados a passar algumas horas por semana atendendo a essas chamadas com o objetivo de criar um ambiente mais confortável e acolhedor.
  7. Abuse na inovação e entretenimento: Algumas organizações têm culturas inovadoras. Mesas de sinuca e videogames compõem os ambientes de trabalho para que os colaboradores possam aliviar a pressão e o estresse do dia a dia. Há diversos jogos de computador e videogame disponíveis no mercado, que possibilitam que as equipes interajam online. Por isso, essa estratégia pode ser implementada por qualquer empresa.
  8. Seja um gestor transparente: Comunicação é uma habilidade essencial para qualquer gestor. Ela precisa ser praticada no dia a dia e, principalmente, em momentos de incertezas. Quando a comunicação é escassa, a desinformação tende a fomentar a fofoca e os conflitos. Por isso, mesmo que o gestor tenha más notícias ou resposta para parte dos questionamentos, a transparência e a proatividade no comunicado são as melhores políticas. Quanto mais os colaboradores sentirem que podem confiar na empresa e em seus líderes, menos críticas terão a fazer.
  9. Saiba dar feedbacks e incentivar: Comportamentos negativos podem ser revertidos por meio de conversas de feedback, quando o gestor deve demonstrar bastante abertura para ouvir o colaborador e entender suas dores. Outra atitude que tende a ser positiva é criar um ambiente no qual valoriza-se a proatividade e a resolução de problemas de maneira criativa. 
  10. Reconheça seus colaboradores: Os colaboradores apreciam receber um salário compatível com o praticado no mercado, mas também valorizam elogios, prêmios e bonificações diante de desempenhos diferenciados. Como você pôde ver, existem muitas maneiras de manter o engajamento do colaborador, independentemente da situação do país ou da empresa. O segredo está em fazer com que eles se sintam valorizados e revisar constantemente as políticas de atração e retenção de profissionais. Como gestor, é seu dever auxiliar a equipe a prosperar em qualquer momento e fazer com que os membros do time entendam qual é a parte deles nessa missão!
Espero ter auxiliando (pelo menos um pouquinho) nesta nova jornada que se apresenta para todos nós gestores. Se você lembra ou utiliza mais alguma estratégia ou ideia que não citei, fique a vontade para contribuir nos comentários abaixo. Vamos aprimorando todos os dias o nosso trabalho como gestores ideais que somos!

Fonte: Site Robert Half
10 Dicas para ser um gestor ideal - trabalhando em home office 10 Dicas para ser um gestor ideal - trabalhando em home office Reviewed by Jonas Schell on junho 21, 2020 Rating: 5

Um comentário:

  1. Ótimas dicas de gestão, para crescimento pessoal e profissional.Cada vez melhor!
    Gratidão Jonas.

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