A insatisfação na vida profissional está intimamente ligada ao risco de iniciar (ou ter) uma vida estressada, exatamente por passarmos grande parte do nosso dia no trabalho, logo - insatisfeitos com àquela nossa atividade e/ou função.
Tanto o stress quanto a insatisfação ocorrem por existir uma falta de equilíbrio: quando não temos recursos suficientes para atender as exigências internas e externas, não conseguimos administrar saudavelmente os acontecimentos da nossa vida. Em contrapartida, há o surgimento do sentimento de insatisfação no nosso interior, quando avaliamos negativamente essas exigências e percebemos que estamos sendo pouco eficientes em resolvê-las.
Alguma Prática Para Combater a Insatisfação e o Stress
Existem diversas pequenas práticas diárias que podem auxiliar naqueles momentos que o sentimento de insatisfação e o nível de stress estiverem presentes no seu trabalho.
A Sua Respiração
Quando você está insatisfeito com algo, ou até mesmo estressado, a sua respiração altera-se e com isso seu corpo sofre os primeiros sintomas dessa instabilidade. Uma sensação incômoda, que geralmente vem acompanhada de um sentimento de tristeza e vazio. Aprender a controlar a respiração nesses momentos e torná-la um hábito, pode causar pílulas de relaxamento e reequilíbrio emocional para você agir de acordo como deseja na sua vida profissional.
- Sentado com a coluna ereta.
- Descruze as pernas e relaxe os ombros.
- Afaste levemente a mandíbula inferior da mandíbula superior.
- Coloque as mãos sobre o abdômen e faça a primeira inspiração.
- Expire naturalmente o ar pela boca.
- Solte as mãos sobre as pernas e repita a respiração.
Faça a respiração nos seguintes tempos: 04 segundos inspirando, 02 segundos segurando o ar e 06 segundos, expirando o ar pela boca.
O Seu Corpo
O seu corpo responde a todos os sentimentos, ações e situações que você se submete, e com o sentimento de insatisfação profissional e stress não é diferente. Uma tensão muscular, dores de cabeça, alteração no seu apetite, desejo sexual, entre outros - passam a fazer parte da sua vida.
A Sua Mente
Seus pensamentos são a porta de entrada e levam você a sentir e vivenciar situações das quais podem se tornar desagradáveis. Por este motivo, treinar a nossa mente é fundamental para que possamos voltar ao estado natural - equilibrado, vívido, em sinergia com os outros e com o ambiente. Uma mente conectada com o todo.
Alguns tipos de pensamentos que você precisa eliminar:
- É tudo ou nada
- Generalização
- Conclusões precipitadas
- Maximização e minimização
- Defensiva constante
- Tenho de… Preciso de…
Um excelente gatilho mental que funciona muito bem é trocar a expressão: "Eu tenho que fazer..." por "Eu escolho fazer... para aprender e evoluir ainda mais."
Existem centenas de pequenas práticas que podem auxiliar você no combate a insatisfação e stress no seu dia a dia, tanto no seu trabalho como gestor, como nas demais tarefas da sua atividade profissional. O importante é começar a agir e não acomodar-se, acreditando que a insatisfação e o stress fazem parte da vida do gestor em recursos humanos - o que seria uma grande mentira.
A Insatisfação e o Stress no Ambiente de Trabalho
Reviewed by Jonas Schell
on
julho 29, 2019
Rating:
Nenhum comentário: