05 Dicas Para Usar o Whatsapp Corporativo de Forma Assertiva



Segundo uma pesquisa divulgada pelo Banco Mundial, empresas que priorizam o uso da tecnologia são capazes de crescer 9,5% vezes mais no mercado. No Brasil,  podemos  afirmar que investimentos em tecnologia aumentaram cerca de 5%. Diante deste panorama, a interatividade tem sido cada vez mais utilizada nos processos seletivos e nas empresas para otimização de procedimentos e comunicação entre os pares.

Dentre as diversas plataformas, umas com foco profissional (como o Likedin), outras voltadas para relacionamentos (Facebook, Snapchat, Instagram)  e aplicativos (Twitter, Hangout, Skype), temos o WhatsApp, que é de longe um dos apps mais utilizados no Brasil.

Seu objetivo inicial era dinamizar a comunicação no âmbito pessoal, entretanto por sua facilidade de manuseio e excelente receptividade  pelos brasileiros, também está inserida no ambiente corporativo sendo uma das alternativas para a comunicação interna. Dentro desse contexto, apenas cerca de 23,5% das empresas oferecem treinamento para utilização adequada dessa tecnologia - o que pode resultar em conflitos, impactos negativos no clima organizacional,  culminando até em demissões com ou sem justa causa quando utilizadas de maneira errônea.

O compartilhamento de memes, piadas e correntes  está presente em  21% dos participantes de grupos de trabalho. Já 24,5% dos colaboradores realmente estão aptos a estimular trocas estritamente organizacionais.

Pensando em auxiliar os profissionais a aproveitarem ao máximo o potencial do WhatsApp corporativo, separei 5  dicas para uma  boa utilização dessa  ferramenta que pode ser útil não somente para carreira, mas também para negócios:

  1. Compartilhe dados relevantes. O bom senso deve prevalecer num grupo de trabalho ou de negócios, analise a mensagem antes de enviá- la, a informação é realmente necessária? Agregará algum valor  ou fará sentido ao objetivo do grupo? No caso da fomentação de ideias relacionada a determinado projeto, não há necessidade de hesitar em enviar o dado. Porém, se a proposta soar num tom de brincadeira, é melhor evitar. Em suma, o foco na relevância do conteúdo faz toda diferença na imagem profissional que passará dentro da organização.
  2. Atenção especial a escrita! Cuidado com a pontuação e acentuação do texto, pois "algo" fora do lugar pode mudar completamente o sentido e o contexto da mensagem. O  grupo de WhatsApp corporativo é  uma espécie de extensão do ambiente laboral, o que diminui seu caráter informal. Logo, é essencial ter cuidado com  erros gramaticais e abreviações. Em caso de dúvida, consulte um dicionário (pode ser online) ou pesquise a grafia correta da palavra nos mecanismos de buscada net como o Google.
  3. Nunca compartilhe fotos pessoais, emojis de duplo sentido e afins. As trocas de mensagem à distância deixam de apresentar com clareza a intenção da pessoa do outro lado da tela e esta característica pode ocasionar ruídos na comunicação. Conversas e compartilhamentos de fotos com caráter pessoal (na praia, em festas, "Chopadas", etc.) devem ser evitados, o grupo corporativo é visualizado por diversos integrantes da empresa, logo não é conveniente emojis de beijinhos, coração, e coisas do tipo, pois podem distorcer o tom da interação. (Whatsapp corporativo não é Tinder, nem facebook, ok?) No caso de utilização para negócios,  a linguagem deve observar a norma culta, porém de fácil entendimento, sem gírias e abreviações dúbias. Para ambos os casos, em nenhuma hipótese manter  fotos sensuais de perfil ou frases provocantes no status do perfil do aplicativo.
  4. Cautela com os áudios. Cuidado com os áudios em excesso ou muito extensos. Informações importantes devem ser redigidas  de forma sucinta para que não se percam no grupo. As agendas dos executivos e cargos de alta gestão costumam ter pouca disponibilidade de tempo, logo se for algo urgente, confidencial, de extrema importância ou extenso, o ideal é a ligação que permite expor as ideias de maneira mais assertiva. 
  5. De olho no relógio! Na ânsia de resolver um desafio ou compartilhar insights com a equipe de trabalho, as pessoas tendem a não observar ou resguardar certos limites e acabam  enviando mensagens em qualquer dia e horário. Manter a interação restrita ao horário de expediente evita ruídos na comunicação e sobrecarga de informação nos colaboradores. Entretanto, o uso exagerado da tecnologia dentro e fora do expediente  pode comprometer a saúde mental dos trabalhadores.
Observou se um aumento nos casos de burnout, insônia,transtornos de ansiedade, síndrome do pensamento acelerado e nomofobia em profissionais com uso excessivo de tecnologia. Sua postura e etiqueta nas redes sociais podem interferir diretamente no seu sucesso profissional. Saber  se posicionar  de forma assertiva além de ser um diferencial, pois aponta habilidades sociais desenvolvidas; pode  abrir oportunidades  profissionais e no caso dos negócio atrair potenciais clientes.

Sucesso a todos!

Este post foi criado por Marcella Brito - Consultora de carreira, palestrante, graduada em gestão de RH pela Universidade Estácio de Sá, especializando se em psicanálise. Contatos: (21) 96675-1771
05 Dicas Para Usar o Whatsapp Corporativo de Forma Assertiva 05 Dicas Para Usar o Whatsapp Corporativo de Forma Assertiva Reviewed by Jonas Schell on julho 18, 2019 Rating: 5

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