Você S/A


Num tempo de constantes transformações, em um país com cerca de 12 milhões de desempregados, reinventar se é a palavra de ordem, manter o fôlego na corrida pela conquista da vaga de emprego nem sempre é fácil, a oferta de vagas é insuficiente à demanda e muitos bons profissionais não são "notados" em processos seletivos por não gerenciar suas carreiras de forma  assertiva e contínua, perdendo o foco, panfletando seu currículo, não elaborando estratégias para destacar se em meio à multidão .

Com base nessa realidade, devemos ter o conceito de Você S/A (Você Sociedade Autônoma) fortalecido, esse concepção vai além de espalhar currículos, ter uma relação de protagonismo, ser autodidata ou coisas desse tipo (desenvolvimento de Hard Skills), mas sim aponta para uma relação de self society, de conhecer seu papel na sociedade, nessa estrutura biopsicossocial e como  fatores    comportamentais, de habilidade ou atitudes mal desenvolvidos ( Soft Skills), podem afetar o sucesso profissional.

O que você faria se tivesse a tarefa de elaborar e administrar um plano estratégico para o alcance de resultados em uma organização? Sob esse questionamento, fundamentar o conceito Você S/A. É de suma importância esse gerenciamento de carreira de forma assertiva, através da auto promoção  (Marketing Pessoal), network estratégico, desenvolvimento de competências atitudinais e constante atualização.

Uma vez que vivemos na era globalizada, high tech, falar de promoção pessoal sem citar " a grande teia" e as Redes Sociais parece algo impraticável. Compreender essa máxima e seus conceitos é dar um passo à frente no tocante ao auto desenvolvimento de carreira.O primeiro passo é ter a concepção de que influenciamos e somos influenciados nesse processo e através de níveis de abrangência somos percebidos e desta forma ganhamos ou perdemos posições nessa corrida rumo à contratação.

Entenda os três níveis de abrangência e visibilidade social, que podem estar inviabilizando o alcance de seus objetivos e reinvente-se!

  • Relações abertas - Redes sociais ( Facebook, Instagran, etc): Visibilidade nível macro, massificada e de forma superficial, muitas empresas checam esses perfis no momento da seleção ( nova tendência de R&S);
  • Relações interpessoais - Redes Sociais "fechadas"( Grupos de Whatsapp, etc): visibilidade nível micro, onde determinado "grupo" acessa, interage, estabelece troca de experiências e saberes, através deles somos vistos individualmente dentro de um coletivo e é através desse network que oportunidades podem surgir;
  • Relação intrapessoal - ("Auto Marketing", minhas convicções, valores, crenças, como me apresento como indivíduo à sociedade): Visibilidade da completude. Comportamentos/Atitudes que traduzem uma imagem positiva ou não a outrem (Elemento crucial para desencadear o tão temido efeito halo* em um entrevistador, deturpando avaliações num processo seletivo, interferindo diretamente nos resultados).

Após esse entendimento sobre nosso papel como Você S/A no processo de desenvolvimento de carreira, vejamos os 10 principais tópicos de melhoria que precisam ser constantemente vistos e aprimorados:

  1. Reciclagem (palestras, vídeos, congressos)
  2. Treinamento constante (cursos, workshops)
  3. Ensino acadêmico (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado)
  4. Cursos de Informática (atualizações de softwares)
  5. Idiomas
  6. Literatura específica/técnica, conhecimentos gerais e de auto-ajuda (livros, revistas, sites, jornais) - Manter a mente equilibrada e atualizada é salutar nesse processo
  7. Pesquisas de mercado e novas tendências da área (network, contato com profissionais da área)
  8. Investir em cultura (cinema, teatro, shows) - Ampliam conhecimento da atualidade.
  9. Investir tempo em redes sociais de maneira responsável e inteligente (criar perfis profissionais em plataformas como IN), bem como ter um e mail próprio para assuntos de carreira e trabalho (que deve ser visto TODOS os dias)
  10. Estruturar de maneira concisa,atrativa e assertiva seu cartão de visitas: Currículo

Efeito Halo: Termo que significa o ato de julgar e tirar conclusões a partir de uma única característica, formulando um esteriótipo global sobre as pessoas.

Espero ter contribuído para sua evolução!
"Só sobrevive quem se reinventa. Os demais, cedo ou tarde entram em extinção."
Este post foi criado por Marcella Brito - Gestora de RH, Consultora de Carreira (Career Development), HeadHunter, Palestrante, Colunista. Cursando Psicanálise. 
Você S/A Você S/A Reviewed by Jonas Schell on abril 23, 2019 Rating: 5

Um comentário:

  1. Este texto com certeza contribuiu para o meu crescimento, o entendimento de como devo me colocar para o mercado faz toda a diferença para minha visibilidade , positivamente falando.

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