Mulheres e o RH


No mês onde comemoramos o dia internacional da mulher, achei pertinente falar um pouco e trazer uma reflexão sobre as mulheres e o universo RH.

Segundo a última pesquisa  sobre a composição de gênero nas profissões brasileiras, estima se que  76% dos cargos de assistente de RH são compostos por mulheres, no mês que comemoramos o dia internacional da mulher, podemos constatar o crescimento delas em várias frentes de trabalho, devido ao aumento do nível de qualificação (cerca de 60% dos matriculados na graduação são mulheres) e suas  multi competências, contudo é na área de Recursos Humanos que essa realidade se consolida. Por que as mulheres são presença maciça nas corporações nessa função? 

Vivemos num momento de mercado onde o modelo de gestão por competências é cada vez mais utilizado nas corporações, logo é fundamental a plena sinergia  entre Conhecimento, Habilidade e Atitude na composição do profissional, em especial na área de Recursos Humanos, todavia essa tendência está sendo disseminada para todos os níveis das organizações. 

Essas perspectivas são sob o prisma feminino, o que não desabona a capacidade dos homens em desempenhar o papel, pois atitude é algo inerente à pessoas e não a gêneros específicos.

Esse artigo é uma reflexão, pois embora as mulheres sejam a maioria na área de RH, a disparidade salarial e de oportunidades ainda é grande, elas recebem cerca de 74,5% do rendimento dos homens e sua presença nos cargos de alta gestão ainda são ínfimos (cerca de 2,6%) frente à sua  porcentagem na composição da população ( 51,5%) segundo dados do IBGE.

Se o público feminino possui em geral competências que as fazem maioria na composição do cargo,dentre elas: Empatia, resiliência, multiasking, flexibilidade. O que acontece com a representatividade nos níveis estratégicos e táticos corporativos? Fica a reflexão...

Vejam as declarações de algumas gestoras sobre o tema presença das mulheres como maioria na área de RH:
A predominância feminina deve-se ao fato de tratarmos os temas com sensibilidade, resiliência e pensando nas relações entre os indivíduos. É claro que homens também apresentam estas características, mas as mulheres fazem isso de forma mais natural e espontânea, o que nos ajuda em Recursos Humanos. Hoje, o RH vem ganhando um espaço cada vez mais estratégico nas organizações, muito próximo ao negócio, o que me faz acreditar que nossas características auxiliem diante de todo este cenário predominantemente masculino. - Cristine Casasco, Recursos Humanos – Novartis 
No meu ponto de vista, a mulher tem mais interesse pelas pessoas. Todas as características abaixo, mais femininas, estão diretamente relacionadas as atividades core de RH. 1) Gostar de gente 2) Interesse pelas pessoas da empresa (aproveitamento interno, desenvolvimento, carreira) 3) Percepção das emoções e dos impactos das ações da empresa na motivação dos colaboradores 4) Conselheira (de carreira, de comportamentos) 5) Boa ouvinte (elo entre as necessidades dos funcionários e as diretrizes da empresa) 6) Busca pelo equilíbrio (Clima Interno). - Catia Boschiero, Recursos Humanos – SETIS Automação e Sistemas 
No passado, o RH era mais voltado para a administração de pessoal e algumas empresas contavam com a figura de uma assistente social/psicóloga. Esse fato influencia muito no nosso cenário atual. Trabalhamos com pessoas e exercemos muito do nosso lado comportamental: sentimentos e emoções fazem parte do nosso cotidiano. Acredito que as mulheres conseguem lidar melhor com questões 'não exatas', diferente dos homens que tem um olhar mais pragmático. - Rita Cristina Pinto, Recursos Humanos – Allianz Seguros 
Nesse mês de comemoração ao dia internacional da mulher, que não só as mulheres mas também as minorias consigam valorização em suas frentes de trabalho e espaços na sociedade em geral!

Este post foi redigido por Marcella Brito - Graduada em Gestão de RH, palestrante, escritora, cursando psicanálise.
Mulheres e o RH Mulheres e o RH Reviewed by Jonas Schell on março 29, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.