Vivemos em uma busca constante para melhorar nossos resultados, então é necessário aproveitar bem os feedbacks que recebemos.
Logicamente, sempre queremos ouvir que nosso trabalho foi positivo, atendeu as expectativas, ou melhor, SUPEROU o que esperavam de nós. Porém, ao longo de nossa jornada, estamos sujeitos a receber retornos que nem sempre nos agradarão, mas que se soubermos entender o motivo dele e tirar uma lição positiva, servirá de aprendizado e crescimento para nós mesmos.
É natural do ser humano gostar de ser "adulado". Alimentamos nosso ego com os elogios que recebemos, e claro, faz muito bem, nos motiva. Mas sabemos também que nem sempre as coisas serão cor de rosa, somos suscetíveis a falhar, a encontrar pessoas mais experientes e com mais bagagens que nós, ou simplesmente encontrar pessoas amargas que não gostam de elogiar o próximo, e devemos nos preparar para isso, afinal, o tempo não para, e se hoje algo não foi bom, é importante fazer com que o amanhã seja melhor.
Então, receber feedbacks, tanto bons quanto não tão bons assim (não vou usar o termo feedback negativo neste texto, pois não quero negatividade por aqui rsrs) é crucial para quem quer crescer como profissional e como ser humano.
Se numa conversa no seu ambiente de trabalho, seu superior lhe disser que numa apresentação você demonstra muito nervosismo e ansiedade, procure analisar a situação de uma forma sincera: será que eu realmente passo essa impressão e isso está me atrapalhando? Se perceber que esse é realmente um ponto a melhorar, busque alternativas para reverter isso, busque treinamentos de oratória (inclusive existem muitos gratuitos disponíveis por aí), treine em casa em frente ao espelho, enfim, busque ser melhor e surpreenda a pessoa que lhe deu esse feedback e inclusive seja grato, pois isso fez com que você enxergasse que podia melhorar. E se receber um elogio (faço questão de frizar a importância de elogiar quando alguém faz um bom trabalho ou algo bacana, a pessoa merece ser reconhecida por isso), aproveite, seja grato, mas mesmo assim, pergunte: você vê em mim algo que pode ser melhor? Não tenha medo, sempre podemos ser melhores em algo, e ainda bem que recebemos diariamente essa chance! Esse foi só um exemplo, mas são diversas as situações que recebemos retornos sobre nossas ações, seja no trabalho, em casa, no relacionamento, nas redes sociais.
Mesmo um feedback que faça uma crítica (chamamos de crítica construtiva) a algo ou alguém, deve ser planejada, escolher as palavras a serem usadas, fazer uso da empatia e da gentileza, senão deixa de ser feedback e passa a ser algo que ao invés de contribuir com a pessoa, vai desmotivá-la ainda mais. Bons líderes sabem usar bem as palavras, repassam informações a seus liderados de forma que eles entendam a mensagem principal. Os feedbacks construtivos e colaborativos também são feitos assim.Eu já ouvi vários retornos que nem sempre me agradaram no princípio, mas com o tempo adquiri maturidade e percebi o quanto eles têm me ajudado a melhorar a cada dia.
Então, tenha sua mente aberta, receba seus feedbacks , filtre o que julgar necessário (esse filtrar deve ser de uma forma muito sincera, não apenas para satisfazer seu ego). Somos eternos aprendizes, sendo assim, iremos falhar e aprender com os erros, veremos situações mudando e temos que nos adaptar. e receber feedbacks é um fator que contribui muito para isso. Pessoas inteligentes sabem que isso faz bem para eles mesmos! E sempre #AcrediteEmVocê
Este post foi criado por Amanda Oliveira, 25 anos, profissional da área Industrial e Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, que busca viver a sua missão de ajudar pessoa a serem cada vez melhores e descobrirem todo seu potencial.
Aproveite os feedbacks recebidos - até aqueles que não te agradam tanto
Reviewed by Jonas Schell
on
março 18, 2019
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