O Poder de Ser Educado na Construção de Relacionamentos


Educação é bom e todo mundo gosta, não é mesmo? Mas, curiosamente, as pessoas se espantam quando são surpreendidas por pessoas educadas e por gestos gentis hoje em dia.

Certa vez, eu estava agradecendo uma nova conexão no Linkedin (rede social voltada para o mundo profissional), onde tenho o costume de chamar estas novas conexões de "parceiros", já que a partir dali começa uma trajetória de compartilhamento de experiências. Bem, essa minha nova conexão me elogiou dizendo que sou muita educada e que essa é uma postura difícil de ser vista hoje em dia. Fiquei lisonjeada pelo elogio, mas não pude deixa de indagar comigo mesma como pode as pessoas se espantarem pelo simples fato de agirmos com educação. Isto não deveria ser um hábito praticado por todos?  Pois bem, parece que as coisas não têm sido bem assim.

Percebo que muitas pessoas têm deixado o tal "manual de boas maneiras" em casa. Não se importam em desejar um BOM DIA, BOA TARDE ou NOITE, POR FAVOR, COM LICENÇA e OBRIGADO (nossa que palavra linda que expressa tanta gratidão). Até pode parecer clichê, mas infelizmente não é. Comece a observar no seu dia a dia, com certeza você irá se deparar com muita gente que parece ter acordado com raiva do mundo de todos.
"Ter educação e boas atitudes é fundamental. Quem gostaria de conviver com pessoas má educadas, que vivem de cara fechada? E no ambiente de trabalho? Ahh, isso tem um peso enorme também, até porque passamos boa parte de nosso tempo trabalhando."
Se eu já tinha essa convicção, ficou ainda mais claro para mim depois que tive uma oportunidade de atuar no comércio com atendimento direto ao público. O cliente entrava na loja, nós atendentes e caixas dávamos um "excelente dia" (excelente porque algo bom muitos podem oferecer, não é diferencial. Mas o excelente, esse são poucos que estão dispostos a oferecer. Aliás, achava essa uma filosofia muito bacana dessa rede de lojas que trabalhei), mas o cliente mal olhava para nós! É frustrante, você está ali, oferecendo o seu melhor, fazendo seu trabalho e a outra pessoa (entendo perfeitamente que todos nós temos problemas e frustrações), mas poxa, não faz questão nenhuma de interagir com você!  Nem preciso dizer que o OBRIGADO passava longe.


Ser educado é questão de sobrevivência, porque saber atuar em grupo e se relacionar com os demais te ajuda a conquistar melhores resultados também porque, de uma forma ou de outra, você depende de alguém ou dependerá em algum momento. É mais satisfatório ajudar uma pessoa que nos pede algo já impondo a situação, de forma grosseira ou ríspida, ou alguém que é gentil e usa as tais "palavrinhas mágicas":  POR FAVOR, PODERIA ME AJUDAR? AH, MUITO OBRIGADA!
Quando você é educado e age com cortesia, as pessoas lhe enxergam de uma forma positiva, criam mais empatia por você. Automaticamente, você ganha admiradores pelo seu jeito e aliados para conquistar seus propósitos. A chance de serem seus parceiros também quando precisar de algo é muito grande.
"Isso é o mínimo que cada pessoa deveria carregar dentro de si, mas já que sabemos que não é, não custa cada um de nós fazermos um pouquinho para tentar melhorar essa situação.  Comece por você, se respeitando e tendo atitudes positivas em relação a sua vida. Pratique com as pessoas mais próximas e expanda para todo seu círculo de convivência. Se você já se considera assim, ótimo, pode melhorar mais ainda. Mas se sente que está deixando a desejar nesse ponto, nunca é tarde para começar e recomeçar."
Saiba que existe um mundo de possibilidades para fazer a diferença, e pode ser a partir de agora. Se todos soubessem como um simples OBRIGADO pode fazer a diferença no dia de alguém, naquele atendente da padaria que você frequenta, aquela pessoa que te deu passagem na rua, aquele colega que te ajudou em algo que você estava com dúvida no trabalho. Uma atitude gentil pode sim motivar alguém. Tanta coisa seria melhor e essa palavrinha de apenas 8 letras seria usada um milhão de vezes!
Afinal, ser uma pessoa educada não deveria gerar espanto e sim deveria ser algo que todos praticassem. Precisamos viver em sociedade e já que não podemos escapar disso, melhor fazermos o possível para termos relacionamentos harmoniosos e gratificantes!

FAÇA DIFERENTE, SEJA DIFERENTE! #ACREDITE EM VOCÊ!

Este post foi criado por Amanda Oliveira, 25 anos, profissional da área da Indústria e Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, que busca viver a sua missão de ajudar pessoas a serem cada vez melhores e descobrirem todo seu potencial.
O Poder de Ser Educado na Construção de Relacionamentos O Poder de Ser Educado na Construção de Relacionamentos Reviewed by Jonas Schell on fevereiro 17, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.