Você consegue manter-se motivado quando as coisas não estão saindo exatamente como você espera?


É muito fácil sentir-se motivado quando está indo tudo bem, quando tudo parece acontecer ao nosso favor. Mas são nas horas de dificuldades que o bicho pega e não conseguimos nos manter tão animados assim. Isso porque o ser humano tem esse hábito de estar motivado apenas nos momentos favoráveis, talvez porque nos gere a sensação de estar na tal da zona de conforto, exigir menos esforço. E quem gosta de ter trabalho, não é mesmo?

Muitos dizem que a motivação é um movimento que leva a ação. Segundo o site da SBCoaching, a motivação é a força interna que te empurra na direção de suas metas, objetivos e sonhos. Ou seja, uma pessoa que está motivada com algo ou para algo, terá mais garra para ir atrás daquilo que deseja e sempre buscará meios para driblar as dificuldades que encontrar no caminho.

São vários os motivos que podem levar uma pessoa a estar motivada. Tudo depende daquilo que ela almeja para si. Um trabalho melhor, um carro novo, viajar, conquistar a casa própria ou conquistar uma pessoa que esteja interessado. Você coloca esse objetivo à frente, mira nele e vai à luta para conquistá-lo.

Mas e se as coisas não saírem exatamente como você planejou? Automaticamente baterá aquele desânimo, vontade de mudar o caminho, ou ainda pior, querer desistir, deixar para lá.

Nós estamos sujeitos a passar por frustrações a todo momento, até porque, nem sempre as coisas saem exatamente como queremos ou no momento que desejamos. Fazemos tantos planos, sonhamos tantos sonhos, mas por diversas vezes tomamos um banho de "água fria". Mas se você quer realmente algo, deve continuar sua busca, tentar mais uma ou mais mil vezes se necessário, até conseguir.

Eu mesma já passei por muitas situações que por um instante quase (eu disse QUASE) me desanimaram. Fora do mercado de trabalho por 2 anos, participando de vários processos seletivos em empresas que me despertaram muito interesse de trabalhar, objetivos muito especiais para mim sendo adiados naquele momento e sem falar nas contas e obrigações que não param de chegar. Mas o pior de tudo era deixar de me sentir útil, não entender porque tanta gente conseguia o sim e eu só recebia um doloroso NÃO. Sempre fui muito focada e dedicada ao meu lado profissional, era muito frustrante para mim viver aquela situação. A cada não, um desanimo, que fiz de tudo para passar o mais breve possível e logo reerguer minha cabeça e ter a certeza que tentaria de novo e no momento ideal eu conseguiria me recolocar. Com o tempo e com minha fé (não somente religiosa, mas em mim mesma), algumas oportunidades surgiram e me deram a chance de recomeçar.

Pessoas vão duvidar de você e nem sempre terá o apoio que deseja e das pessoas que deseja. Momentos difíceis farão parte da sua trajetória, mas o que irá diferenciar você dos demais será como você encara as adversidades. Vencedores tornam-se mais fortes a cada desafio. 

Sabemos que manter a motivação não é algo tão simples, mas valerá a pena, te dará força para conquistar o que deseja. Mesmo que hoje, talvez não esteja no lugar que sonhou, saiba que com sua dedicação, você pode chegar lá. Tenha gratidão pelo o que tem hoje, porque a gratidão é uma poderosa chave para abrir novos e melhores caminhos. Também seja positivo, isso ajudará você manter-se motivado. No livro que eu tive o prazer de prestigiar, "Seja Foda", do autor Caio Carneiro, têm um trecho que gostei bastante, que diz assim:
"A positividade e o otimismo são duas das maiores forças que mantêm você na direção de seus objetivos. Fazemos muito mais coisas e realizamos muito mais com o pensamento positivo e otimista, do que formos negativos e pessimistas."
Creio que retrata bem isso, a importância da positividade para conquistar objetivos. Pessoas positivas são mais motivadas, pois sabem que aquele momento difícil e complicado irá passar!

Outro conselho é você planejar o rumo que irá percorrer para conquistar o que você quer. Planejando, você saberá que nem sempre será fácil essa trajetória, mas que precisará ser resiliente. Busque a motivação em seu interior. Acredite em VOCÊ e em todo seu potencial. Se você acreditar no tanto que é capaz, as outras pessoas não terão outra escolha a não ser acreditar em você também.

Só relembrando, motivação é algo que te leva ação, te inspira, te move. Todos temos um ou vários motivos para agir. Mas o principal deve ser a confiança e vontade de conquistar aquilo que você merece e sabe que é capaz. Até pode parecer clichê, mas a frase: "para apreciar o arco íris, é necessário deixar a chuva acontecer", é muito verdadeira. A vida é feita de momentos, e mesmo aqueles não tão bons assim, te moldam para ser uma pessoa mais forte e sábia diante dos próximos desafios que a vida te apresentar.

Quer manter-se motivado? #AcrediteEmVocê

Este post foi criado por Amanda Oliveira, 25 anos, profissional da área da Indústria e Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, que busca viver a sua missão de ajudar pessoas a serem cada vez melhores e descobrirem todo seu potencial.

Você consegue manter-se motivado quando as coisas não estão saindo exatamente como você espera? Você consegue manter-se motivado quando as coisas não estão saindo exatamente como você espera? Reviewed by Jonas Schell on janeiro 30, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.