O trabalho de um gestor de recursos humanos é bastante amplo e importante em qualquer tipo de organização. Mas nossa atenção está voltada hoje para a quantidade e a qualidade das reuniões (nas mais diferentes áreas), em que um gestor é responsável em dirigi-la, apresentá-la e proporcionar o melhor aproveitamento possível.
Muitas vezes, este gestor recebeu uma ordem, uma meta ou uma nova regra dos diretores da empresa e precisa passar para os colaboradores. De maneira dinâmica, eficaz, inteligente, clara e até mesmo, de acordo com a linguagem e a realidade do seu grupo.
Ele precisa levar em conta que o seu grupo não possui a mesma realidade, cultura, conhecimento e raciocínio que o presidente ou direção da empresa. Desta forma, atribui abaixo algumas dicas que poderão auxiliá-lo na criação e desenvolvimento de qualquer tipo de reunião.
Confira comigo as dicas para facilitar você no desenvolvimento de uma reunião:
DICA 01: Como falar em público
Recentemente, muitas pesquisas realizadas na empresas brasileiras, com líderes, administradores e gestores comprovam que mais de 60% dos profissionais têm pavor de se expor e falar em público! Portanto, quem fala bem e não tem medo, já ganha um diferencial importante nesta carreira que está profundamente ligada em envolver, dialogar e motivar outras pessoas. Conclui-se que todos precisam falar bem para: Você apresentar um projeto, conduzir uma reunião, vender uma ideia, defender as qualidades de um produto ou marca, entre tantas outras funções.
Aprender a falar melhor é fundamental nessa primeira etapa, saiba que existe formas simples de controlar o nervosismo, superar o medo e lidar bem com imprevistos. Basta, você conhecer as principais técnicas para falar bem e fazer excelentes apresentações. QUERO APRENDER A FALAR BEM.
DICA 02: Ter sempre em mão, bons materiais
Sabemos que a realidade de muitas organizações aqui no Brasil é bem diferente da realidade que aprendemos nos livros de recursos humanos. Nem todas as empresas possuem salas de reuniões equipadas e preparadas para propiciar uma reunião produtiva e envolvedora. Para você que vive esta realidade, indico sempre ter em mãos alguns materiais que podem facilitar e enriquecer o seu trabalho. Uma ótima ideia é ter um MINI PROJETOR PORTÁTIL que você pode levar para onde quiser e precisar. Além de materiais gráficos, ofício e materiais auxiliares.
DICA 03: Utilizar-se de bons modelos
Para você que é adepto de uma boa apresentação em PowerPoint, quero esclarecer algumas observações: saiba que muitos efeitos, movimentações e cores podem poluir e confundir as pessoas que estão assistindo sua apresentação. Lembre-se que o foco é você ou o assunto a ser discutido.
Nunca entregue toda a jogada de uma vez, é sempre bom ter um "coringa" na manga - atividades dinâmicas e de descontração, como quebra-gelo podem auxiliar no início da conversa.
Espero que tenha auxiliado você nessa etapa tão importante em nossa vida profissional, e lembre-se, uma boa reunião só acontece quando na sala existe um bom gestor!
Segredos para você fazer uma boa reunião
Reviewed by Jonas Schell
on
agosto 13, 2014
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