Desvendando o seu IKIGAI


Certamente, você já ouviu falar a palavra ikigai? Uma pequena palavra, com um grandioso significado, que tem inspirado pessoas por todo o planeta, na busca por seu propósito de vida. Essa é a principal ideia desta ferramenta oriental.

O ikigai surgiu no Japão e ganhou popularidade nos últimos anos, quando se tornou pauta de diferentes livros e estudos, dos mais modernos aos mais tradicionais e renomados. E todo esse impulsionamento seu deu pela grandiosa onda de profissionais, das mais diferentes áreas que levantaram-se para a importância das questões existenciais para o sucesso e felicidade de cada um.

O processo baseia-se no caminho do autoconhecimento, na identificação da nossa paixão, profissão, vocação e missão, e por fim, a leitura do nosso verdadeiro propósito de vida.

O que é o Ikigai?

Ikigai é um termo japonês que descreve a razão por que alguém levanta-se da cama todos os dias, ou seja, sua motivação para viver. A palavra é bastante conhecida e tem um significado dinâmico, que envolve uma procura constante por atividades que provocam satisfação individual e coletiva.

Partindo deste entendimento, especialistas e autores difundiram o ikigai como uma verdadeira filosofia de vida, com base na premissa de que, para viver mais e melhor, é necessário encontrar um ou mais propósitos.

PARTICIPAR DO GRUPO GRÁTIS DE ESTUDOS SOBRE PROPÓSITO

Como nas palavras de Francesc Miralles, coautor da obra Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz:

"Se você encontra algo que dê sentido à sua vida, isso o faz seguir em frente e o mantém motivado".

No decorrer de nossa jornada, encontramos diferentes fontes de realização pessoal e profissional. Então, é natural que haja mais de um ikigai, e que tenham diferentes dimensões. Assim, uma mesma pessoa pode definir aulas voluntárias para populações carentes como ikigai maior, e uma leitura leve à noite como ikigai menor.

A ideia de se manter ativo desperta o ikigai, fazendo que esta, se torne ainda mais conectada com o universo onde habita.

Desvendando o seu IKIGAI Desvendando o seu IKIGAI Reviewed by Jonas Schell on fevereiro 12, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.