Fazer um Curso de Recursos Humanos


Olá, tudo bem? Como vocês estão? Entre os diversos emails que recebo aqui dos leitores do Blog Gestão em Recursos Humanos, um assunto que tem se tornado recorrente, foi sobre os cursos oferecidos na área de RH.

Não posso deixar de agradecer pelas visitas e dezenas de emails que recebo toda semana. Meu agradecimento especial, pois sem vocês o blog não existiria. Hoje vamos conversar um pouco sobre esse assunto e trocar uma ideia sobre a especialização na área de recursos humanos.

Nós já sabemos que a área de Recursos Humanos é a área responsável pela administração e o desenvolvimento dos colaboradores de uma organização. Ela que determina as atividades como a seleção de novos funcionários para vagas em aberto, o acompanhamento funcional, ela que promove as avaliações de desempenho, indicando pontos fortes e pontos que precisam ser melhorados. Ela também organiza as ações educacionais corporativas para a melhoria da força de trabalho, apoia os empregados em eventuais dificuldades em sua vida extra organizacional. Administra a carteira de benefícios, isto é, plano de saúde, auxílio doença, auxílio alimentação etc. Além disso, o profissional é responsável pela construção e administração do plano de cargos e salários, bem como se ocupa do controle da folha de pagamento, entre outras atividades. (Como vocês já devem ter percebido, é um bocado de coisa).

Cada organização planeja e monta o seu setor de Recursos Humanos de forma a atender suas necessidades. Os profissionais como administradores, psicólogos, assistentes sociais, de relações públicas e pedagogos são os mais frequentemente encontrados conduzindo as ações deste setor. Outros profissionais também podem ocupar funções nesta área como engenheiros e advogados.

Sendo assim, é possível dizer que muitas vezes profissionais formados em outras áreas estão atuando num contexto que deveria ser propriamente dito do gestor em recursos humanos (o que infelizmente não é a realidade das nossas organizações aqui no Brasil). Desta forma, quero aproveitar a finalização desta postagem para fazer um pedido aos profissionais que já trabalham na área, que busquem se especializar no assunto, busquem cursos EAD, tecnólogos ou outros dos quais possam entender e aperfeiçoar seus conhecimento sobre recursos humanos.

Para que possam atuar de forma mais verdadeira e eficaz, ou ainda, liderar equipes de colaboradores com maestria. Saibam que ser um bom gestor de recursos humanos é algo totalmente ligado ao quanto você realmente gosta e estuda sobre tal assunto. Desejo sucesso e ótimos estudos!
Fazer um Curso de Recursos Humanos Fazer um Curso de Recursos Humanos Reviewed by Jonas Schell on abril 04, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.