Cinco pistas para você acertar na hora do recrutamento e seleção

Muitos gestores me perguntam como podemos saber se tal pretendente à vaga X será bem sucedido na função ou não, e se existe alguma maneira de saber se ele exercerá bem aquela função.

Então, para você que trabalha (in)diretamente com o recrutamento e seleção de pessoas, estou trazendo algumas pistas de como você pode acertar na sua escolha e alcançar o perfil que tanto sua empresa deseja.

Pista 01: Na hora de anunciar a vaga a tal cargo, seja o mais claro possível - não utilize-se de meias-palavras ou de códigos e abreviaturas. Faça uma anúncio claro, objetivo e de acordo com o perfil do profissional que está procurando.

Pista 02: Marque a primeira entrevista, de forma coletiva - assim você poderá explicar para todo o grupo de candidatos os detalhes mais específicos da tal vaga, poderá apresentar a empresa, o cargo, a função e as atividades. Neste momento, poderá falar sobre a remuneração e como funciona os horários e o sistema da empresa.

Pista 03: Possibilite que o grupo faça perguntas - para eliminar os candidatos "perdidos" ou "indecisos", você pode permitir que eles façam perguntas sobre a vaga, ainda em grupo, vocês poderão conversar sobre os detalhes, as atividades, as metas, requisitos e objetivos do cargo proposto.

Pista 04: Com o currículo do candidato em mãos, após a primeira etapa da conversa coletiva sobre a vaga, marque ou chame-o para a segunda etapa, onde somente você e ele irão conversar sobre a possibilidade da contratação. Nesta conversa, você poderá descobrir um pouco mais sobre a história profissional do candidato. Busque saber sobre suas experiências, estudos, especializações, e leve a conversa de forma dinâmica (não esqueça que ele estará muito nervoso). Também é importante, descobrir um pouco sobre o perfil pessoal dele, os hábitos, o caráter, o relacionamento com familiares e amigos, rotina diária, etc.

ATENÇÃO: Você pode (e deve) fazer a mesma pergunta de formas diferentes, durante esta conversa. Por exemplo: Como era seu relacionamento com os colegas de trabalho no seu último emprego? Na sua última experiência profissional, como você se relacionava com colegas, gerente e outros colaboradores? Isso fará você perceber se há mentiras ou invenções nas respostas e lhe dará uma pista se há possibilidade do candidato estar mentindo para você. Entre as perguntas, faça outras análises e situações, para que ele não perceba as repetições.

Pista 05: É sempre aconselhável que você aplique algum método avaliativo ao candidato. Mas, que esteja de acordo com a vaga que está sendo oferecida, seja um teste teórico com perguntas objetivas, uma redação, um teste prático ou de criação. Essa fase não é eliminatória, mas dará à você a possibilidade de saber o quanto o candidato sabe do assunto envolvido e como ele lida com funções e tarefas.

DICA EXTRA: Para você que lidará com recrutamento e seleção no seu dia a dia, estou trazendo uma dica que tem dado bastante retorno aos interessados. Um curso totalmente online de baixo custo que propicia ao gestor um verdadeiro treinamento sobre o assunto, com professores especializados e ferramentas mais detalhadas sobre o assuntos. VER CURSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.

MATERIAL INDICADO: Para você que já trabalha com recrutamento e seleção de candidatos há algum tempo, estou lhe trazendo um material especial, trata-se de um pacote com 50 testes de RH. Isso mesmo, eu reuni em uma pasta, uma seleção com cinquenta testes de recursos humanos, para auxiliar você neste trabalho de recrutamento e seleção de candidatos para diferentes tipos de vagas. VER TESTES DE RECURSOS HUMANOS.


Cinco pistas para você acertar na hora do recrutamento e seleção Cinco pistas para você acertar na hora do recrutamento e seleção Reviewed by Jonas Schell on abril 02, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.